Repercussão desperta senso crítico e interesse sobre gênero textual notícia em escolas da região

Nova Hartz – Aperfeiçoamento da leitura, desenvolvimento do gênero textual notícia e do senso crítico. Cada uma dessas competências são aperfeiçoadas a partir da utilização do Jornal Repercussão dentro da sala de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardo Lemke, em Nova Hartz.

Nas duas turmas do quarto ano, manhã e tarde, a professora Suzana Maria Wagner explica que, como o jornal é recebido semanalmente na escola (através de parceria entre Município e Repercussão), é bastante utilizado para a realização de vários tipos de trabalhos.

“Primeiramente, a leitura semanal. Eles levam pra casa, lêem, discutem em casa com os pais, e a gente destaca uma notícia do município. Como estou trabalhando o conteúdo gênero textual notícia, a gente aproveitou muito todas as notícias de Nova Hartz. A gente vem trabalhando desde o início do ano”, explica Suzana.

Encartes também usados

A professora pontua que outros colegas na escola também utilizam o jornal com suas turmas, até mesmo os encartes publicitários. “Trabalhamos também em matemática, o sistema monetário, com os encartes das lojas e dos supermercados”, destaca Suzana Wagner.

Apuração feita fora da sala de aula

Um dos trabalhos mais recentes da professora em sala de aula foi sobre a notícia que abordou a retomada das obras da escola no loteamento Arroio da Bica, no bairro Vila Nova. “Quando saiu essa notícia, a maioria da turma destacou ela, e então passamos a trabalhar em cima dela. Fomos até o local, fizemos uma saída de estudos, observamos, tiramos fotos, conversamos até com o secretário de obras, que estava no local e contou um pouco sobre o andamento da obra. Eles observaram então que a obra estava muito no início, ainda faltava muito pra ficar pronta. Estavam muito interessados porque muitos dos alunos moram alí nas proximidades”, relatou a professora. Após a visita ao local descrito na notícia, os alunos retornaram para a sala de aula, onde construíram um novo texto, estruturado no gênero notícia, a partir da saída de campo e da notícia original, do Repercussão. O jornal ainda é empregado para momentos de leitura, no cantinho da leitura, dentro da sala de aula. “Ele é muito utilizado, muito aproveitado na sala de aula semanalmente. É um material impresso riquíssimo pra nós”, valoriza Suzana.

Texto: Sabrina Strack

Fotos: Escola Bernardo Lemke