Repasses do Imposto de Renda direcionados aos COMDICAs dos municípios facilitam financiamento de entidades sociais

Região – Chega o final do ano e diversas são as preocupações, gastos com viagens, presentes, impostos, materiais, festas e, claro, a declaração do Imposto de Renda. Quando é pego pelo leão, não tem como escapar, mas é possível direcionar parte do valor a ser pago para entidades do município.

A contabilista Ane Elisa Dapper explica que o repasse pode ser feito por pessoas físicas que necessitam pagar o imposto de renda: “elas escolhem isso na hora em que vão pagar a declaração completa. Pode repassar 6 ou 3%, é só falar com o seu contador e ao invés dele repassar tudo para o governo, ele repassa uma parte que já fica com o município”, explica a contabilista.

Podem receber os repasses somente as entidades cadastradas junto aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. O valor vai para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de cada um dos municípios, podendo ser utilizado pelas entidades inscritas.

Sapiranga e Campo Bom já possuem a lista das entidades aptas a receberem os repasses. Nova Hartz está atualizando os dados e em breve lançará os editais para novas entidades se inscrever junto ao COMDICA do município.

Entidades aptas em Campo Bom

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Bom (CMDCA), Neiva Rosane Stacke Soares da Silva, as entidades habilitadas para receberem do fundo são:

= Moleque Bom de Bola

= APAE

= Criança Cidadã

= ASPEUR

= Liga Feminina de Combate ao Câncer

= CIEE

= Fundação Projeto Pescar

= Lar Colméia

APAE é cadastrada em Nova Hartz

De acordo com a presidente do COMDICA de Nova Hartz, Roseli Jacinta Fuhr, o Conselho está atualizando os dados junto a Receita Federal, para que logo mais sejam lançadas as resoluções e editais que irão orientar as entidades que querem e podem se inscrever: “todo e qualquer projeto terá que se qualificar conforme a orientação dos editais, mas ainda estamos construindo as orientações em consonância com a legislação vigente”, afirmou Roseli. A presidente ainda conta que terão prioridade entidades que desenvolvem projetos na área da infância e juventude.

Atualmente, a entidade nova-hartense que possui funcionamento atestado no COMDICA é a APAE, “mas outras poderão se inscrever, após a divulgação dos editais”, declara Roseli.

Incentivo aos repasses em Sapiranga

Em Sapiranga, a Associação dos Contabilistas de Sapiranga, Nova Hartz e Araricá (ASCONTÁBIL), com apoio da ACISA, Prefeitura de Sapiranga e Sicredi Nordeste RS, realizou um evento afim de divulgar e incentivar a doação do Imposto de Renda aos fundos municipais das crianças e adolescentes.
No município, estão aptas as seguintes entidades:

= Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE)

= Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (APADA)

= Associação Colheita

= Núcleo Espírita Ciranda de Luz

= Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga

= Orquestra Gaúcha de Viola Caipira

= Araçá Esporte Clube

= Esporte Clube Gondoleiros

= Fundação Tênis

= Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga