Repaginar: Antes e Depois

Por Eduardo Jaeger, arquiteto

O fim do ano está se aproximando e com ele a vontade de mudar o visual da casa. Para renovar a casa e ficar por dentro das tendências de decoração, algumas vezes não é preciso muito. A palavra de ordem é repaginar.

Repaginar a decoração nada mais é do que aproveitar os melhores itens da decoração, mudando elementos como tecidos, cortinas, tapetes, iluminação e objetos. Em muitos casos, são necessários poucos elementos para que aconteça um grande resultado.

O mais, com menos

Sabe aquele móvel antigo? Aquele espelho comum e sem graça? Você pode personaliza-lo com uma repintura ou aplicação de estampas, strass, molduras e outros. Objetos personalizados podem ser pontos focais da decoração, contudo devem ser usados pontualmente. Dois ou mais objetos personalizados não terão o mesmo resultado que um só. Simplicidade é tudo.

Para garantir o sucesso, fique atento a algumas dicas:

1 – Separe aquilo que você precisa daquilo que você não usa mais. Aquilo que não tem mais uso pode ser doado a quem precisa, assim como aquilo que está estragado deve ser descartado.

2 – Sofás e poltronas e cortinas ganham vida com uma simples troca de tecido. Caso estejam em bom estado, trocar as capas de almofada é uma opção rápida, de bom custo e que podem alcançar um resultado muito semelhante.

3 – Trocar as cores das paredes ou aplicar um papel de parede muda por completo a atmosfera de qualquer ambiente. Cuidado, as cores e estampas que forem utilizadas devem estar em harmonia com a decoração. Na dúvida evite cores marcantes, salvo o caso de estas combinarem com sua personalidade.

4 – Objetos, quadros, abajures e outros elementos dão personalidade ao ambiente. Objetos pessoais são muito bem vindos e, se possuem especial significado, devem estar evidenciados.

5 – Os tapetes ajudam na formatação espacial dos ambientes. Quando existem ambientes integrados, usar tapetes é uma excelente alternativa para delimitar espaços.