Rendimento seguro com títulos garantidos pelo Tesouro Nacional

Análise | Kátia Isse, economista da Universidade Feevale, explica o que é Tesouro Direto

O atual cenário econômico do país demostra uma elevação na taxa de juro e a necessidade do governo de emitir mais títulos para continuar a se financiar.
Desta forma os títulos Públicos Federais tornaram-se um grande atrativo no mercado financeiro por terem uma ótima possibilidade de alcançar rentabilidade superior à da Poupança, além disso são ativos de menor risco da economia de um País, pois são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional. 
Títulos Públicos Federais: São títulos emitidos pelo Governo, por meio do Tesouro Nacional, com a finalidade de captar recursos para o financiamento da atividade pública. O governo assume essa dívida, pois possui gastos com saúde, educação, etc. Dessa forma ele precisa financiar esses gastos. As formas que o governo tem de arrecadar dinheiro é através dos impostos, emissão de dinheiro ou a mais utilizada por ele, que é a emissão de títulos públicos.
Dessa forma o governo:
• Emite títulos de dívida.
• Recebe o valor da pessoa e promete pagar a ela o valor total mais juros que são acordados no momento da compra.
Os títulos públicos são ativos de Renda Fixa, no dia da compra, você sabe quanto receberá no futuro. Renda fixa não significa que não existe risco.
Pode-se dividir os títulos públicos em basicamente 2 categorias:
Pré-fixados: O investidor sabe exatamente a rentabilidade que irá receber se esperar até o final da aplicação.
Pós-fixados: O investidor receberá uma remuneração de acordo com um indexador. 
Para começar a investir no Tesouro você deve se cadastrar no site do Tesouro Nacional, ou se preferir, com um banco ou corretora que trabalhe com esses títulos. 
Não esqueças que existem inúmeros títulos e você deve saber qual o seu perfil e que tipo de título você quer adquirir.
Tesouro Direto fica imbatível com taxa de juros próxima de 14% 
O Tesouro Direto, site do governo que permite a aplicação direta em títulos públicos, se tornou uma opção imbatível de investimento com juros próximo de 14%. A expectativa média do mercado, medida pela pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta semana, é que a Selic (taxa básica da economia) termine em 14% em dezembro. A recomendação é de que os novatos no Tesouro Direto apliquem nos títulos Tesouro Selic.