Remodelações de gestão resultam em 12 desligamentos na unidade do Grupo Amazonas em Campo Bom

Reportagem: Fábio Radke

Campo Bom – A partir de remodelações ocasionadas na gestão do Grupo Amazonas, que resultaram no fechamento do setor de logística da empresa, a unidade Sul localizada em Campo Bom registrou em torno de dez demissões no mês passado. Em âmbito nacional, o número chegou a 328 funcionários em quatro fábricas do grupo. Deste total divulgado, 150 demissões aconteceram em Franca (SP), de acordo com Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Artefatos de Borracha daquela cidade. Demais unidades do grupo estão localizadas em João Pessoa (PB) e Jequié (BA). Os cortes, justificados por uma remodelação motivada por exigências de mercado relatada a imprensa daquela região, possuem relação com o fim das operações dos setores de transporte, solados e placas de borracha da empresa, especializada na produção de componentes para calçados. A reportagem entrou contato via e-mail com o Grupo Amazonas e também com a empresa responsável pela assessoria de comunicação, entretanto, não recebeu nenhum retorno. O Grupo Amazonas chegou à cidade em 2014.

Desde o ano de 2014 na cidade de Campo Bom

Em abril de 2014, a chamada Unidade Sul do Grupo Amazonas fez transferência de Novo Hamburgo para Campo Bom. A inauguração da sede voltada mais ao setor logístico e localizada às margens da RS 239, nº 10.555, no Loteamento Industrial Norte, aconteceu em 29 de abril. A mudança para o espaço de 7.600 metros quadrados seria o resultado de um processo de expansão.

Relembre a chegada do Grupo Amazonas

Com base no faturamento do Grupo Amazonas, em 2013, apresentado aos gestores de Campo Bom, a expectativa de retorno financeiro ao município, através do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), era de aproximadamente R$ 350 mil, quando fechasse 12 meses em solo campo-bonense.

O Grupo Amazonas possui 72 anos de história, mais de 1 mil colaboradores e atua na produção de componentes como: colas, adesivos, compostos de borracha e de TR, selantes, sendo um dos principais fornecedores de indústrias calçadistas, indústrias dos setores móveis, colchões, gráfico e automotivo.