Rejeitada proposta que pretendia reduzir de 15 para 11 o número de vereadores em Sapiranga

Sapiranga – A Câmara de Vereadores rejeitou durante sessão nesta segunda-feira (26) o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que sugeria a redução de 15 para 11 no número de vagas no Poder Legislativo. A proposta necessitava de aprovação de dois terços dos vereadores em duas votações. Mas, com a rejeição da matéria, a preposição será arquivada. Dos 15 vereadores, sete votaram a favor da redução e oito vereadores votaram contra a redução do número de vereadores.

O principal argumento utilizado por quem desejava a redução para 11 vagas na Câmara era a economia que a medida proporcionaria aos cofres públicos. Por outro lado, quem votou pela manutenção das 15 vagas na Câmara de Sapiranga defendeu o voto contrário à redução, pois no entendimento dos vereadores, a redução geraria também uma redução na representatividade de vozes controversas aos temas de interesse do Município.

Fim das diárias e novo horário das sessões

Outras duas propostas polêmicas foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores. Entre elas está o fim da concessão de diárias para os vereadores (agora, quem desejar se qualificar, terá que tirar recursos do próprio salário) e a mudança do horário e dia da sessão. A partir da próxima semana, as sessões ocorrerão sempre às terças-feiras, a partir das 19 horas.

Desta forma, votaram a favor da redução de 15 para 11 os seguintes vereadores:

José Ambrósio Balardin (PTB), Leonardo Braga (PSDB), Sandro Seixas (DEM), Diego Lima (DEM), Egon Kirchheim (PT), José Aristides Figueiró de Moura, o Juca (PP) e Lauderi Avelino dos Santos, ‘o Dico’ (PT).

Os seguintes vereadores foram contrários a redução de 15 para 11 no número de vereadores:

Olivia Steigleder (PP), Adriano Oliveira (PP), Alessandro Melo (PP), Vilmar Machado (PTB), Valmir ‘Baxo’ Pegoraro (PDT), Morgana Moraes (PP) e Rita Della Giustina (PT).

Confira abaixo o posicionamento de cada um dos 15 vereadores sobre a votação

“Temos que saber se a comunidade realmente quer a redução. Todo mundo fala que a comunidade tem que ser ouvida, e não ouvimos a comunidade. É muito fácil ir na rede social ou fazer uma indicação dizendo que é necessário reduzir o número de vereadores. Mas, na verdade a comunidade nem sabe que estamos votando a redução do número de vereadores. A economia não será para esse mandato, será para o próximo. Se fosse uma economia para agora, eu votava favorável. Daqui a quatro anos, nem sabemos como será a economia do nosso Estado e País. É muita demagogia política.” Adriano Oliveira (PP).

“Questionei até onde nós vamos em nome de uma economia e perdendo representatividade. O que a população não sabe são as conversas nos bastidores da Câmara. Os mesmos que pedem redução de valores através da economia, perdendo representatividade, tirando quatro vagas de vereadores, são os mesmos que falam em reestruturar a Câmara pensando em colocar mais assessor e pensando em aumentar salário de vereador. Não contem com meu voto. Voto contra para que amanhã ou depois não venham projetos por trás daquilo que é analisado hoje.” Valmir Pegoraro (PDT).

“15 ou 11, temos que conversar com o povo e com quem nos escolheu como representante. Foram eles que nos elegeram. A estrutura da Câmara de Vereadores de Sapiranga é cinco vezes maior do que a Câmara de Campo Bom. Muitos milhões de reais não são investidos no Município porque a lei não permite fazer prédio sem estacionamento. A nossa Casa não possui uma vaga de estacionamento. Não temos estrutura para fazer parecer científico e nem sala de reunião. Temos que pensar em economia para tenhamos mais qualidade e melhorar a qualidade de representação.” Diego Lima (DEM).

“É um projeto polêmico e que todos os vereadores possuem suas posições. Em um momento de crise, a Câmara deve fazer a sua parte. Temos que dar sinais de que estamos cortando na carne para favorecer o nosso povo. Sei que é bastante cedo discutir isso, mas a Câmara precisa dar sinal de economia e que espera tanto isso.” Egon Kirchheim (PT)

“O país está uma desgraça total. Tenho consciência limpa, sou favorável a redução. Respeito cada um dos vereadores e precisamos explicar para a sociedade nosso trabalho. Sabendo que a nossa carência é a saúde, educação e segurança, todo dia bate alguém na porta pedindo vaga em creche. O projeto de redução parte da Mesa Diretora, e quem sai ganhando é a sociedade.” José Aristides Figueiró de Moura (Juca, PP).

“Ninguém quer se apadrinhar de nada. Esse projeto jamais estaria sendo discutido se não fosse o encaminhamento da Mesa Diretora. O legislativo tem que ser independente e não temos a garantia de que reduzir o número de vereadores vai dar retorno de dinheiro guardado nos cofres públicos. Dizer que baixar para 11 o número de vereadores é qualidade, isso é demagogia. Mas prometi em campanha que lutaria pela redução e estou cumprindo” Leonardo Braga (PSDB)

“Temos apenas um representante do bairro São Luiz. Votar a redução de 15 para 11 no número de vereadores perderemos a representação. Vamos ampliar a discussão e chamar os presidentes de bairros e ver o que a comunidade realmente quer.” Alessandro Melo (PP)

“Foi uma coisa muito precipitada colocar o projeto da redução. Temos quatro anos para andar e nos seis meses primeiros colocamos um projeto desse nível de polêmica. Não adianta plantarmos espinhos para os outros caminharem. É um projeto polêmico e difícil e meus colegas sabem que eu estava preocupada com essa proposta.” Olivia Steigleder (PP).

“Os tempos mudaram e temos que dar um retorno diferente para a comunidade e os políticos precisam se ambientar. O País com esses problemas todos na parte financeira exige do político colocar os pés no chão. Considero justo que a Câmara de Sapiranga também proporcione essa mudança e dê exemplo para a comunidade.” Sandro Seixas (DEM).

“Voto não redução, porque não quero que a comunidade perda e fique sem representante. Daqui a quatro anos não sei se estarei aqui.” Cesino Nunes de Carvalho (Dula, PP)

“Pela responsabilidade do que eu faço e voto nessa casa, voto não à redução.” Vilmar Machado (PTB).

“Por questão de coerência e por ser proponente do projeto eu voto sim. Mas, sempre aprendi a respeitar a maioria.” José Ambrósio Balardin (PTB)

“Voto não a redução pela manutenção da representatividade.” Rita Della Giustina, PT.

“Voto não a redução e desafio nos próximos três anos e meio fazermos audiências públicas e escutar a voz da comunidade e assim tomar uma decisão desse alcance para a próxima eleição.” Morgana Moraes, PP.

“É uma votação que mexe na estrutura da Casa Legislativa e que mexe na estrutura do nosso orçamento. Estão todos com os nervos à flor da pele. A sociedade tem nos cobrado responsabilidade e por isso só quatro dos atuais vereadores foram reeleitos. É certo que a nossa Casa comporta, por lei, 17 vereadores. Voto sim pela redução de vereadores, mas quero discutir a questão do orçamento e da quantidade de servidores na Câmara, que está inchado. Temos que discutir com responsabilidade e manter o serviço à comunidade”, Lauderi Avelino dos Santos (o Dico, do PT).