Região se esforça para criar ofertas de empregos

Índices | FGTAS divulgou resultados para o mês de maio de 2017

Região – Para a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Sapiranga, os números do relatório de desempenho do mês de maio do FGTAS – que coleta dados de agências do SINE nos municípios – é motivo de comemoração. A agência sapiranguense ficou em 4º lugar na região, com 45 vagas oferecidas (da meta de 75, atingindo então 60% da intenção) e 22 vagas preenchidas. A colocação representa um avanço em relação ao mês de abril, quando a agência estava em 7º lugar no ranking regional. No ranking geral do Estado, a agência sapiranguense está em 34º lugar.

“Para nós é motivo de satisfação, ao mesmo tempo mostra a evolução, o crescimento, da geração de empregos da cidade. A geração de empregos está muito forte no nosso pensamento, com isso fomentamos o comércio, fomentamos o varejo em geral, a cidade em si cresce, porque havendo consumo, dá para se dizer que haverá também crescimento. As compras e as vendas começam a acontecer, gerando satisfação por parte dos comerciantes”, comenta o secretário Fernando Hanauer.

Secretários de Campo Bom e Nova Hartz avaliam os desempenhos

No ranking, Campo Bom está em 9º lugar na região – com 46 vagas oferecidas de uma meta de 61, representando 75% das intenções de oferta. O município recentemente lançou um pacote de incentivo. “Estamos com uma expectativa bem otimista. Estamos com 10 projetos de instalação ou expansão no município, algo que deve gerar em torno de 470 empregos. Dessas, apenas uma já se instalou, o resto deve ocorrer até janeiro”, comenta Mateus Menezes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Em Nova Hartz, não houve registro de geração de vagas no mês de maio – mas a Administração Municipal trabalha para gerar empregos na cidade, inclusive através de uma lei de incentivo. “Devido a crise política e econômica pela qual o Estado e a Federação está passando, o mercado está instável, o que gerou a redução de vagas de emprego no mês de maio.

A administração está em constante comunicação com os empresários do município. Os mesmos afirmam que com a diminuição das vendas, se originou a queda da produção. Existe uma lei de incentivo em nosso município e buscamos novas empresas para a diversificação de emprego, mas até o momento poucas empresas demonstram interesse. O município de Nova Hartz está de portas abertas para receber novas empresas. Temos como prioridade do governo o desenvolvimento econômico”, pondera o secretário de Administração Municipal de Nova Hartz, Leonel Schaeffer.