Região recebe máquinas rurais através do PAC2

Os municípios de Nova Hartz e Araricá foram contemplados através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos), do governo federal, com o recebimento de uma máquina motoniveladora em cada cidade. Os equipamentos servirão para realizar aberturas e conservação de estradas e acessos a propriedades rurais.
Com a aquisição, Nova Hartz somará duas máquinas no município, e Araricá leiloará sua antiga motoniveladora (que está ultrapassada) e utilizará somente a nova.
As motoniveladoras estão orçadas em aproximadamente R$ 500 mil, e segundo o secretário de agricultura de Araricá, Pedro Kautzmann, este equipamento beneficiará os produtores, incentivando a permanência dos jovens no meio rural, e consequentemente, o aumento da produção de produtos rurais.
A assinatura do repasse aconteceu sexta-feira (27),  em Lajeado. No total, foram beneficiados 129 municípios gaúchos, com a entrega de 72 motoniveladoras e 57 caminhões-caçamba. A empresa responsável pelo programa já entregou o equipamento nesta semana em Araricá.
A entrega simbólica das chaves das máquinas foi realizada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto.
Função da máquina
Essa máquina serve para deslocar e nivelar uma superfície de terra. Sua lâmina adota qualquer inclinação em relação ao eixo de marcha e ao plano horizontal. Uma motoniveladora é empregada para deslocar lateralmente grandes quantidades de materiais e para arrumação de taludes.