Região recebe 18 câmaras frias para armazenamento de vacinas

Prefeitura de Rolante recebendo a nova câmara fria (Foto: Divulgação)

Região – Nove municípios de cobertura do Grupo Repercussão, nos vales do Sinos e Paranhana, estão recebendo 18 câmaras de conservação de vacinas. Estão recebendo os equipamentos Campo Bom (três unidades), Sapiranga (uma), Nova Hartz (três), Igrejinha (duas), Parobé (três), Riozinho (uma), Rolante (uma), Taquara (uma) e Três Coroas (três). Araricá não receberá.
As entregas, por parte do Governo do Estado, iniciaram na terça-feira, dia 11. O governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, farão a entrega de 52 das 310 câmaras de conservação de vacinas para municípios com menos de 100 mil habitantes. No total, irão receber 29 municípios da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). As câmaras, de uso médico-hospitalar têm capacidade de 200 litros e operam com temperaturas entre 2°C e 8°C. Elas servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos. O lote faz parte da compra realizada pela SES com recursos do Ministério da Saúde. No total, 194 municípios serão contemplados e constam na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), de 3 de maio. A CIB é formada por gestores do Estado e de municípios. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de menos de 100 mil habitantes, ter sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e não estar equipado com câmara refrigerada.

“Garantem que as vacinas possam ser entregues de forma mais segura”

A definição também levou em conta um levantamento do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) por meio de formulário eletrônico respondido pelas secretarias de saúde dos municípios. “As câmaras frias garantem que vacinas e outros produtos possam ser entregues ao cidadão de forma segura, ainda mais agora, que temos duas campanhas ocorrendo de forma simultânea, a da gripe e do coronavírus. São patrimônios importantes para qualificar a estrutura de saúde dos municípios”, afirma Ane Nantal, coordenadora da 1ª CRS.

Palavra de secretários

Ana Elisa de Lima, secretária de Saúde de Parobé. “Estas câmaras frias irão possibilitar a reabertura da sala de vacinas da UBS da Laranjeiras e também a abertura da sala de vacinação da Vila Nova. Além disso, temos outra UBS com a câmara bastante antiga na qual iremos trocar. As três unidades vêm para agregar”.

João Paulo Berkembrock, secretário de Saúde de Campo Bom. “As câmaras vêm complementar uma estrutura de grande qualidade que o município já tem e, com isso, teremos ainda mais qualidade para armazenar imunizantes que requerem cuidados ainda mais específicos”.

Janete Hess, secretária de Saúde de Sapiranga. “O município já possui 14 câmaras, utilizadas para armazenamento de vacinas e medicações. Todas as unidades de saúde possuem câmara fria, além da farmácia básica municipal. Vamos receber mais; esta é uma medida muito importante para o atendimento da comunidade”.

Vinicio Wallauer, secretário de Saúde de Igrejinha. “Essas câmaras frias chegam em boa hora, em um momento onde estamos em meio a duas grandes campanhas de vacinação, sendo fundamentais para o acondicionamento dos imunizantes. Recebemos 2 equipamentos que vieram para qualificar e dar maior segurança no armazenamento”.

Ana Maria Rodrigues, secretária de Saúde de Taquara. “Houve preenchimento por parte da SMS de Taquara de questionário realizado pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do estado solicitando informações de existência de salas de vacinas equipadas, o que nos permitiu sermos contemplados. O município também licitará câmaras frias”.

Ricardo Gonçalves, secretário de Saúde de Rolante. “Este equipamento é de extrema importância para garantir a qualidade de armazenamento dos imunobiológicos, mantendo a temperatura adequada e conta também com sistema de alarme e bateria que permitem a manutenção da temperatura no caso de falta de energia”.