Região organiza ação envolvendo cervejeiros do Vale Germânico

Foto: Divulgação Prefeitura de Sapiranga

Dia 29 de outubro marca o início da contagem regressiva de mil dias para o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Três dias depois, 1° de novembro, é o aniversário de dois anos de instalação do Vale Germânico como região turística. Para marcar as duas datas a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos, Amvars, organizou uma ação envolvendo os 22 empreendimentos do Caminho das Cervejarias Artesanais. A partir do dia 29, quem frequentar algum dos estabelecimentos da maior rota cervejeira do Sul do país e se enquadrar na ação de comemoração proposta pelo empreendimento, terá direito a uma caneca alusiva à data.

 

Por tratar-se de um lote limitado de recipientes criados especialmente para a comemoração, as canecas serão únicas e uma espécie de souvenir do VG. “Esse formato de comemoração impulsiona nossos empreendimentos e movimenta a região, sem contar que o brinde com a bebida mais típica alemã é a cara do Vale Germânico”, destaca o presidente da Amvars, prefeito Luciano Orsi.

Para marcar as duas datas as cervejarias espalhadas pelas nove cidades da ‘rota’ cervejeira criaram diferentes formas de envolver os turistas. Na Königin Brew, em Sapiranga, por exemplo, o presente será em dose dupla. Além de receberem a caneca de brinde, os primeiros clientes que postarem foto com ela nas redes sociais, marcando o Vale Germânico e o estabelecimento, ganharão a primeira reposição de cerveja. Da mesma forma a cervejaria Oripacha, em Morro Reuter, dará o caneco aos clientes que consumirem chope e reposição gratuita aos que marcarem o estabelecimento e o Vale Germânico nas redes sociais. Em outros estabelecimentos como a Brew Up, em Campo Bom, o brinde será condicionado ao consumo.

No dia 29, gestores de turismo das Prefeituras pretendem circular pelo Caminho das Cervejarias para participar dos brindes à data festiva. “Nossa intenção era promover algo festivo, mas devido à pandemia resolvemos prestigiar nossa principal rota turística (das cervejarias) e o consumidor, que é o público final do turismo. Teremos assim uma comemoração espalhada por todo o Vale e brindada centenas de vezes”, comenta o vice-presidente de Cultura e Turismo da Amvars, Jerri Meneghetti, prefeito de Dois Irmãos.

Segundo o coordenador-geral do Vale Germânico, Deivid Schu, a ação planejada em conjunto com as cervejarias marca uma data importante para a região tendo em vista ser o Vale Germânico o berço da colonização alemã no Brasil. “Esses mil dias que teremos até 25 de julho de 2024 serão de intenso trabalho com vistas a organizar uma vasta programação regional e também em conjunto com o Governo do Estado”, enfatiza.

Por Assessoria Amvars