Região já conta com comitê de gestão para protocolos contra a Covid-19

Teleconferências tem sido frequentes por parte da Amvars para discutir questões relacionadas a pandemia Foto: Prefeitura de Sapiranga

Sapiranga – A região já conta com seu comitê técnico de gestão regional da Covid-19, para elaboração de sugestões de protocolos para o Modelo de Distanciamento Controlado (MDC) do Estado do RS. A organização da Região 7 (R7), elaborada pela Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars), a partir de novo decreto estadual, terá discussões referentes à possibilidades de alterações de protocolos. Esse novo formato de participação no MDC foi discutido essa semana entre o governador Eduardo Leite, Famurs e associações de municípios do RS. “O comitê vai sugerir flexibilizar ainda mais o comércio, de modo que possam abrir em horário estendido, e que os restaurantes possam também abrir à noite. Além disso, outras restrições ainda serão analisadas”, afirma a procuradora jurídica de Sapiranga e integrante do comitê, Ariane Pereira.

Das 15 cidades que integram a R7, 13 são associadas da Amvars. Além delas, Portão e São José do Hortêncio completam o grupo que pretende apontar o modelo de distanciamento adequado à região.

Autoridades locais querem ir além nas flexibilizações recém decretadas pelo Governador

A presidente da Amvars e prefeita de Dois Irmãos, Tânia da Silva, defende a urgência de revisão nas restrições ao comércio e restaurantes. “Há sete semanas nossa região está sob bandeira vermelha. Nossos comerciantes estão desesperados e nós, prefeitos, também. É urgente que se reveja esse modelo. É preciso mudar hoje. Ninguém aguenta mais ver empresários desesperados, vendo seus estabelecimentos quebrarem, quando sabemos que é dentro da casa das pessoas que o coronavírus se propaga com mais intensidade, e não dentro das lojas”, disse.

Composição da diretoria

Fazem parte da composição do comitê técnico as seguintes autoridades: Tânia Terezinha da Silva, prefeita de Dois Irmãos e presidente Amvars – Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom – Martin Kalkmann, prefeito de Ivoti – Suzana Ambros, Secretária de Saúde de Campo Bom – Fauston Saraiva, Procurador Jurídico de Campo Bom – Ariane Maria Pereira, Jurídico de Sapiranga – Elton José de Mello, Fiscal Sanitário de Sapiranga – Tiago Mainardi, Procurador Jurídico de Estância Velha – Cleide Caldas Santiago, Secretaria de Saúde de Araricá – Eder Telles de Mattos, Enfermeiro epidemiologista de Santa Maria do Herval – Fernanda Luft, Procuradora Jurídica de Novo Hamburgo – Marcelo Bernardes, Secretário de Saúde de Ivoti – Doglas Gustavo Bauermann, Enfermeiro e Chefe da Defesa Civil de Estância Velha – Michele Recktenwald, Secretária Executiva da Amvars – Sílvia Trovo, Assessora Institucional da Amvars.