Região com falta de vagas para deficientes físicos estacionarem

Região – As Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD) vêm sofrendo dificuldades ao longo dos anos, no quesito social, educacional, mercado de trabalho, entre outros. 
Na mobilidade urbana não é diferente. O artigo 25 da Lei 5296 garante a reserva de no mínimo 2% das vagas em locais públicos e privados. Mas, infelizmente poucos municípios atendem as normas da legislação.
Da região de abrangência do Jornal Repercussão, apenas Campo Bom atende as normas. Das cerca de 800 vagas de estacionamento demarcadas na região Central, 17 vagas são destinadas para deficientes físicos.
Nos demais municípios, adequações já estão sendo realizadas, sendo um processo gradativo de cada um. O objetivo é facilitar o acesso e possibilitar a inclusão social.
– O município de Nova Hartz ainda não possui os 2% exigidos por lei. Mas tanto o poder público quanto o privado têm se organizado para cumprir as obrigatoriedades da lei. Entre as ações já realizadas, está a criação de vagas e o próximo passo é a regulamentação municipal.
– Sapiranga também não possui os 2% exigidos por lei.  Atualmente são 12 vagas destinadas na Zona Azul (9 para deficientes físicos e três para idosos), que estão distribuídas na avenida João Corrêa (4), av. 20 Setembro (1), rua Tiradentes (1), rua 28 de Fevereiro (2), Rua Sete de Setembro (3).  Fora da Área Azul, o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana,  Delso Ivan Civa,  informa que há placas de portadores de deficientes em pontos estratégicos. A Secretaria  informa que nas próximas semanas estará colocando placas para deficientes físicos e idosos em diversos locais.
– O município de Araricá não se manifestou sobre o assunto.