Região busca atender demandas na Educação Infantil

Ações e planos | Para criar vagas, Campo Bom firmou convênio com Sesi. Sapiranga tem nova EMEI em construção

Região – A demanda por vagas na Educação Infantil é um dos problemas antigos na Educação dos municípios da região. Para suprir essa demanda, os municípios vêm desenvolvendo várias ações. A Prefeitura de Sapiranga, além de ter iniciado a construção de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil no bairro Centenário, já realizou compra de 611 vagas na rede privada do município, para alunos de zero a cinco anos de idade.

Um projeto da bancada do PT sapiranguense, que recebeu parecer desfavorável na Câmara de Vereadores, solicitava maior transparência na divulgação da lista de vagas, de forma nominal. Os vereadores reapresentaram o projeto, em forma de indicação, no final da sessão desta semana.

Centrais de vagas

– Em Sapiranga, a inscrição na central de vagas pode ser feita ao longo do ano (não há período específico para a inscrição), com a apresentação dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento (cópia); Comprovante de residência no Município de Sapiranga (cópia) e apresentação de documento do responsável pela criança. A digitalização da lista de espera é estudada pela Secretaria de Educação.

– Campo Bom conta com uma Central de Vagas Informatizada para gerência de vagas da Rede Municipal de Ensino. Sua principal demanda é no Nível 2. Nas turmas de Nível 1 ao Nível 4 houve reestruturação dos espaços e ampliações. Também firmou-se o convênio com o Sesi para ampliações de vagas.

Em Nova Hartz

No município de Nova Hartz, para alunos de 0 a 3 anos de idade há uma central de vagas na Secretaria de Educação. A partir dos 4 anos cada escola gerencia as suas próprias vagas. A Administração considera digitalizar a lista de vagas no município. 75 vagas também foram compradas (50 na Sementes do Amanhã e 25 no Sesi) para alunos a partir de 2 anos.

Vagas em Creches em Campo Bom

Na Educação Infantil/Creche Nível 1 e Nível 2 na cidade de Campo Bom, as vagas são concedidas através de critérios de classificação das crianças inscritas, publicados anualmente através de edital. As vagas remanescentes são ofertadas aos alunos inscritos conforme a disponibilidade. Para o Nível 3 e Nível 4, as vagas são disponibilizadas pela ordem de procura das famílias do município.

Listas de espera

Em Sapiranga, as famílias podem fazer inscrição na Central de Vagas em qualquer época do ano. As listas, que obedecem critérios de idade são divididas em Berçário, Maternal 1, Maternal 2, Maternal 3, Jardim A e Jardim B. Contemplações ocorrem conforme as vagas vão surgindo e têm prioridade para obtenção de vaga as inscrições de crianças com necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade e filhos de funcionários públicos em exercício da função.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664