Reformulação do PA de Campo Bom está em fase de conclusão

Campo Bom – Uma das obras mais esperadas pela população de Campo Bom é a reforma do PA. O Pronto Atendimento vem sendo realizado desde 2020 ao lado do Hospital Lauro Reus, junto às instalações do CAPS, em virtude da reformulação do prédio.

 

As instalações necessitavam de adequações tanto na parte de segurança, quanto na modernização. Os recursos utilizados, são de uma emenda do senador Lasier Martins, de R$ 350 mil reais, e também da contrapartida de R$ 87 mil reais por parte do município.
As melhorias vão além da parte de infraestrutura, como
novo layout, troca de piso, telhado e forro do prédio, pintura interna e externa, a implantação de mais um consultório, ampliação do número de sanitários e de banheiros direcionados para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).
A questão do atendimento também recebeu atenção especial, como na ampliação da sala de espera, uma sala para enfermagem, a instalação da ‘sala vermelha’ com acesso externo, para que os pacientes que chegam necessitando de atendimento de urgência não precisem passar por quem está aguardando.
Todas as melhorias vão trazer mais conforto para quem busca o atendimento e também melhores condições para a equipe de trabalhadores da saúde do PA. “A remodelagem busca a qualidade tanto no atendimento quanto para os profissionais que trabalham aqui”, comentou o prefeito Luciano Orsi, em visita à obra, na última semana.

As obras estão em fase de acabamento e a previsão de entrega é para setembro

Normalmente, o PA é o primeiro lugar em que o cidadão busca o atendimento médico. Mesmo não tendo interrompido as atividades, a mudança para a rua Araújo Lima, fez com que estes atendimentos acabassem ficando espalhados por outros pontos. A expectativa da Prefeitura é de que até o mês de setembro a obra seja entregue e o Pronto Atendimento volte a funcionar no local de origem. “É uma unidade praticamente nova, à disposição do cidadão campo-bonense”, reforça Luciano.

Salas recebem readequação e equipamentos

A obra já está concluída em mais de 90%. Faltam a instalação elétrica, mobiliário e equipamentos. “Todas as mudanças foram pensadas visando o melhor atendimento para a população, inclusive as salas de odontologia foram totalmente remodeladas, até na parte ergonômica também para o dentista e assistente conseguirem fazer um bom trabalho”, destaca o secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock.
O grande diferencial é que o espaço agora passou por um planejamento, de estrutura e localização de cada ambiente. Proporcionando mais praticidade durante todo o processo, desde a chegada do paciente, passando pelo momento do atendimento ou medicação até a liberação ou, se necessário, encaminhamento para outra unidade de saúde.

Administração reforça a importância

Luciano Orsi, prefeito. “Acessibilidade ao cidadão, ampliação de consultórios, de espaços, para dar maior comodidade a quem procura o atendimento. A gente sabe que o fluxo é muito grande e a gente via que havia uma dificuldade no deslocamento, por não estar devidamente estruturado.
A remodelagem busca a qualidade tanto no atendimento quanto para os profissionais eu trabalham aqui”.

João Paulo Berkembrock, secretário. “Aqui a gente teve uma grande ampliação da sala de espera, que vai trazer mais conforto para aquele paciente que aguarda uma consulta ou procedimento. Salas mais amplas, melhor equipadas, oxigênio terapia já em instalação pelas paredes, tudo que o conseguimos colocar de mais moderno em equipamentos de saúde disponível para a população”.