Reforma do Largo Irmãos Vetter entra na fase final e deve ser entregue em breve

Campo Bom-  Uma das obras mais esperadas pela população campo-bonense está prestes a ser finalizada. O Largo Irmãos Vetter é um local tradicional da cidade e recebe vários eventos importantes para integração da comunidade.

Além disso, é ponto estratégico para a circulação de pessoas, o que fez com que o isolamento da área se tornasse incômodo em alguns aspectos, principalmente para os comerciantes dos arredores que chegaram a protestar pela liberação da praça.
A obra, iniciada em 2021, realmente sofreu atraso significativo, principalmente por questões técnicas e adequações no projeto. Entretanto, em reunião com comerciantes locais na última semana, o prefeito Luciano Orsi (PDT) se pronunciou sobre o andamento das melhorias e firmou o compromisso de liberação do espaço ainda no mês de setembro, nem que seja necessário isolar uma parte em específico que ainda precise do trabalho das equipes de obras.
Parte do Largo Irmãos Vetter já está finalizada, a instalação destinada à venda de artesanato, na esquina da rua Tiradentes com a Lima e Silva, já foi utilizada pelos comerciantes no último sábado.

Área infantil agora possui brinquedos com acessibilidade
Todo o espaço recebeu melhorias
Mandala, no chafariz, é um trabalho artístico
Jardinagem está sendo realizada
Palco receberá um forro, para ajudar na conservação
Bombas d’água do chafariz foram trocadas por equipamentos mais modernos

 

Área liberada no mês de setembro
A área de 11 mil metros quadrados possui a torre com o mirante, espelho d’água, anfiteatro e a fachada da primeira fábrica de calçados da cidade, a Irmãos Vetter e Cia., datada de 1918. A maioria dos espaços foi reformado e se mantém como no projeto original, a área dos brinquedos foi ampliada e recebeu recursos de acessibilidade e uma academia ao ar livre também foi instalada no novo Largo.

Encontro com comerciantes que pedem liberação
O Largo Irmãos Vetter é ponto emblemático para a cidade pelo apego histórico, mas também é fundamental para o movimento do Centro. O isolamento da área, para a obra, afetou os comércios dos arredores e até de outros pontos, já que os eventos de maior magnitude foram transferidos para outros locais.
Motivados pelo mesmo contexto e pela mudança na data de entrega da obra, comerciantes que se sentiram afetados com a falta de circulação de público se organizaram em um grupo para pedir providências à Administração Municipal. Essa medida começou em março desse ano e, depois de alguma reuniões e esclarecimentos, a Prefeitura de Campo Bom fez o intermédio entre a empresa responsável pela obra e o grupo de empresários, para sanar as dúvidas e buscar soluções. No dia 3 de agosto um encontro no próprio Largo serviu para esclarecimentos.

Materiais específicos e falta de manutenção entre as causas do atraso
O projeto inicial da reformulação do Largo Irmãos Vetter não previa alguns percalços encontrados durante a obra. Um deles foram as bombas d’água do chafariz, que estavam sem manutenção adequada desde a instalação. Os equipamentos já estavam antiquados, o que inviabiliza os reparos, já que não existem mais peças de reposição.
Outro fator que exigiu mais do que o esperado foi a parte da mandala, um trabalho artístico de embelezamento com pequenas pastilhas que formam um mosaico no entorno do chafariz. O material para esta parte é fabricado por uma única empresa no país, que não estava conseguindo suprir a demanda de entregas. Agora, nesta fase, o material já está encomendado, e a prefeitura instalou toldos naquele ponto para viabilizar o trabalho também em dias de mau tempo.
Além destes contratempos, a pandemia também afetou a obra do Largo, já que a escassez e alta de preços nos materiais da construção civil alteraram o cronograma, bem como a necessidade de paralisação das obras, quando necessário.

Compromisso com a comunidade
O objetivo da Administração é liberar o Largo em sua totalidade ainda no mês de setembro, mas, se alguma das etapas se alongar, apenas aquele espaço fica com proteção. Além das melhorias previstas no projeto original, novos itens poderão embelezar o espaço, como letreiros e pontos para fotografias.
“Administrar um município é diariamente firmar o compromisso de responsabilidade e transparência com a comunidade. Com isso em vista e devido aos questionamentos que recebemos sobre a obra, realizamos essa reunião, que se mostrou muito produtiva. Estive com os comerciantes do entorno do Largo para mostrar o andamento da obra, explicar as motivações dos eventuais atrasos, bem como os próximos passos, e também para ouvi-los. Acredito que, desta forma, alinhamos os entendimentos e seguimos por um caminho melhor para todos”, disse o prefeito Luciano Orsi.

Qualidade para os usuários
A presidente da Câmara de Vereadores, Gênifer Engers (PDT), também foi procurada pela população no decorrer destes quase 18 meses de obras. “As pessoas estão ansiosas, nós estamos, porque o Largo é um ponto crucial para a nossa cidade. Aqui na Câmara acompanhamos, literalmente, de perto as melhorias e estamos felizes com esse resultado. Com certeza a população vai usufruir deste local com ainda mais qualidade”, destaca.