Refluxo gastroesofágico como ele acontece e como tratar

O refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença digestiva, onde os ácidos que estão dentro do estômago voltam pelo esôfago, ao contrário do fluxo normal da digestão, irritando os tecidos que revestem o esôfago.
Para entendermos mais sobre o refluxo gastroesofágico, vamos descobrir o significado. No dicionário refluxo significa: “volta, regresso, retrocesso, movimento contrário a outro”.

Quando engolimos um alimento, ele desce pela garganta e segue pelo esôfago, chegando ao estômago. No final do esôfago existe um anel de fibras musculares, chamado de esfíncter esofágico inferior, que impede a comida de voltar ao esôfago.

Se a esfíncter não fechar completamente, tudo o que foi ingerido, incluindo o suco gástrico, volta para o esôfago ocasionando o refluxo, gerando irritação na parede do esôfago.
Fonte: Federação Brasileira de Gastroenterologia

Mudanças de hábitos podem reduzir sintomas

As mudanças de hábitos são importantes para reduzir os sintomas. Deve-se elevar a cabeceira da cama em 15 – 20 cm, deitar somente duas horas após as refeições, evitar cigarros, frituras, gorduras, tomates, alho, cebola, chocolate, doces em geral, mentolados, refrigerantes, bebidas alcoólicas, café, chá preto e chimarrão.

Além das mudanças de hábitos é importante identificar o que não estamos digerindo na nossa vida, qual situação que estamos enfrentando ou mesmo que já passamos e até hoje não conseguimos digerir?

Através da analise da íris é possível identificar quando essa situação começou e tratar a causa do problema.

O tratamento é feito com produtos naturais, florais stock, que se tomados corretamente, tem efeito na restauração da confiança e no confronto da situação. Não espere que a doença tome conta da sua vida. Você pode e merece viver melhor.

Os principais sintomas são:

– Azia (queimação atrás do peito);
– Sensação de regurgitação alimentar (como se um alimento estivesse preso na garganta);
– Dor atrás do peito;
– Ânsia de vomito;
– Dificuldade para comer;
– Tosse seca e mau hálito.