Redução de estômago pode ser a solução para obesidade

A obesidade é um desconfortável problema de saúde, que tem crescido nos últimos anos. Além do excesso de peso, outras doenças como diabetes, pressão alta, colesterol e triglicerídeos altos são facilmente ocasionadas com o excesso de gordura, aumentando os problemas de saúde da pessoa.
Atualmente, a melhor alternativa para diminuir o peso em menor tempo é a cirurgia bariátrica, mais conhecida como redução de estômago, que reduz 20% do peso. Em Sapiranga, atualmente há 19 pessoas cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar a cirurgia.
Porém, a nutricionista Giane de Azambuja, de Sapiranga, indica que a  recomendação inicial para quem busca o emagrecimento é organizar a alimentação diária em pequenas refeições: café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar, dando preferência às frutas nas horas dos lanches e incluindo sempre saladas e verduras nas principais refeições.
Nas cidades de Araricá e Nova Hartz foram realizadas apenas uma cirurgia em cada de redução de estômago até então. Em Campo Bom há o registro de três cirurgias, e em Sapiranga não há um número preciso, mas se conhece pelo menos dois casos no último ano. Para esse tipo de cirurgia em cidadãos de municípios da região são utilizados como referência Hospitais de Porto Alegre.
Estado com maior índice
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Sul está no topo dos estados brasileiros com maior índice de pessoas acima do peso indicado, chegando a 55% da população, sendo 14,3 % considerados obesos.
O sedentarismo é conhecido como a maior causa do excesso de peso, o que contribui para que o Rio Grande do Sul possua o maior índice de obesos, já que possui temperaturas mais baixas do que os outros Estados, ajudando na falta de exercícios físicos.