Redes de água começam a ser instaladas em Araricá

A instalação dos 35 quilômetros de redes que levarão água tratada para 3,8 mil moradores da área urbana começaram a ser instaladas pela empresa Engeporto, de Campo Bom. A medida integra o conjunto de ações para implantar o sistema de abastecimento de água no município e as obras devem estar concluídas em 2015.
Para que os moradores tenham acesso à água potável, foram perfurados dois novos poços artesianos. Atualmente, dois poços abastecem parte da área urbana e quando o projeto estiver concluído serão seis poços e um reservatório (na Rua Leopoldo Schardong), com capacidade de reservação de 500 mil litros.
As obras para a implantação do sistema de abastecimento de água começaram em julho de 2013. O recurso para os trabalhos vêm do governo federal, através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento total na obra será de R$ 7.225.000,00.
A rede de água também chegará para os moradores dos bairros Campo da Brazina e Imperatriz. Para levar a tubulação de água para o outro lado da RS-239, a Engeporto usará um método de instalação não destrutivo, sem a necessidade de interferir no tráfego da RS-239.
Abrigos na reta final
Parte dos abrigos dos poços foram construídos. A intenção da Administração é reduzir os custos com acabamentos das estruturas, para ampliar a rede de abastecimento. Outro detalhe que atrasa a conclusão destas estruturas é o tipo de telhado que será escolhido, para não prejudicar futuras manutenções nas bombas dos poços. A definição deve ocorrer nas próximas semanas.
Sai laje, entra telha comum
Uma das possibilidades que a Secretaria de Planejamento estuda é a troca da laje (do projeto original) por telhas normais. Esta medida facilitaria futuras manutenções nos poços que abastecerão os mais de 3,8 mil moradores que serão interligados ao sistema.
Instalação de registros
Outra constatação da equipe de técnicos da Secretaria de Planejamento é a necessidade de realizar a instalação dos medidores nas residências. Ainda não há definição de como esta etapa ocorrerá. Se depois da instalação de toda a rede, ou simultaneamente. 
Diálogo com os moradores
Por ser uma novidade, a Prefeitura estuda a possibilidade de reunir os moradores (por área) e explicar que será necessário quebrar calçadas para instalar as tubulações. Porém, logo depois de instalar os canos, todas as calçadas serão reconstruídas, conforme a obra avança.
Estágio da obra
A instalação da rede de água iniciou na semana passada. Atualmente, mais de 1,2 quilômetro foram instalados na Rua José Antônio de Oliveira Neto e a Engeporto, neste primeiro momento, levará a rede até o final da rua, para depois acessar as ruas paralelas.