Rede municipal preparada para a volta às aulas em Campo Bom

Por Prefeitura de Campo Bom/Foto: Laura Poersch Schommer/PMCB

As aulas da rede municipal de ensino de Campo Bom retornam no dia 17 de fevereiro, e as escolas já estão preparadas para receber os alunos. O método adotado será o ensino híbrido, que combina o formato presencial com o recurso tecnológico, ou seja, as atividades escolares dos alunos serão divididas entre aulas presenciais e aulas remotas (on-line). “Tivemos tempo para nos organizarmos e podermos retornar com praticamente todos os alunos de forma presencial. No dia 17 iniciam as aulas desde a educação infantil até o nono ano do ensino fundamental, no formato que é possível para este cenário de pandemia”, diz a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, lembrando que cada escola vai receber um número limitado de alunos por turno, com até 50% da capacidade máxima de ocupação por sala de aula.

O aluno estará na escola em apenas um turno, portanto, o restante da carga horária precisará ser complementado com atividades remotas, e por isso o ensino será híbrido. Segundo o prefeito Luciano Orsi, a educação é uma das maiores prioridades do Município, e que precisa de uma atenção especial considerando-se a situação de pandemia. “Após um ano difícil em que o ensino foi unicamente remoto, estamos preparados para voltar a atender nossos alunos nas escolas, pois continuamos acreditando na educação como método de transformação. Todos os cuidados serão tomados para evitar ao máximo a contaminação pelo coronavírus, e a saúde das crianças e dos profissionais da educação será sempre colocada em primeiro lugar”, afirma.

Cuidados redobrados

Para se certificar de que todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 estejam sendo seguidos no retorno às aulas presenciais, a Prefeitura criou o Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE – E Municipal), exigido pelo Estado a todos os municípios. Cada escola possui seu COE local e elaborou o seu próprio Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19, que deverá estar aprovado pelo COE Municipal.

Buscando garantir a segurança dos alunos e profissionais das escolas, os estudantes receberão máscaras de tecido na volta às aulas e os professores, além das máscaras, um protetor facial de acrílico. Cada escola terá à disposição álcool gel, totem dispensador de álcool gel, borrifadores de álcool, álcool líquido 70%, dispensadores de parede para álcool gel, dispensadores de parede para sabonete líquido, tapete sanitizante, termômetro corporal infravermelho, fitas demarcatórias para piso, fitas para isolamento de ambientes e lixeiras com tampa e acionamento de pedal.

Confira como será o formato presencial para cada etapa escolar

EDUCAÇÃO INFANTIL

Creche turno integral

Escalonado com metade da turma de manhã, das 6h30 às 12h, e a outra metade à tarde, das 12h30 às 18h.

Pré-escola turno integral

Escalonado com metade da turma de manhã, das 6h30 às 12h, e a outra metade à tarde, das 12h30 às 18h

Pré-escola turno parcial

Revezamento com metade da turma em dias alternados da semana, sendo que os horários das aulas serão pré- estabelecidos pelas escolas.

ENSINO FUNDAMENTAL

Anos iniciais turno integral

Revezamento com metade da turma de manhã, das 7h30 às 11h30, e a outra metade à tarde, das 13h às 17h.

Anos iniciais turno parcial

Revezamento com metade da turma em dias alternados da semana, sendo que os horários das aulas serão pré- estabelecidos pelas escolas.

Anos finais

Revezamento com metade da turma numa semana e metade na outra semana, sendo que os horários das aulas serão pré- estabelecidos pelas escolas.