Rede da AES Sul impede obra na Av. dos Municípios

O símbolo da lentidão do serviço público pode ser conferido a qualquer hora do dia, no final da Av. dos Municípios, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. No lugar de um desnível de mais de 50 metros, junto ao Arroio Pampa, está prevista – há mais de 25 anos – a construção de uma ponte para ligar Campo Bom a Novo Hamburgo. A EPT Engenharia e Pesquisas Tecnológicas S/A, responsável pela obra, disse que não pode levar máquinas e equipamentos para o local, enquanto não houver o reposicionamento de uma rede de alta tensão da AES Sul existente no local (foto vertical ao lado).
Nas últimas duas décadas, a construção da ponte da Av. dos Municípios se transformou em um jogo de empurra-empurra. Agora, a obra não avança em razão de postes de energia estarem localizados ao lado do trecho inacabado.
Esta verdadeira novela se arrasta desde 1989 e envolve Daer, AES Sul e EPT Engenharia. O Daer disse que solicitou em janeiro de 2013 o reposicionamento da rede de alta tensão à AES Sul. Por sua vez, a concessionária de energia disse que neste tipo de situação, a retirada da rede não compete a AES Sul e sim ao Daer. A empresa responsável pela obra (a EPT Engenharia), através de e-mail enviado ao Jornal Repercussão pela engenheira, Laura Carlessi, disse que as obras não iniciarão neste mês.
Daer responde as razões do atraso
Para retirar a rede, o Daer contratará uma empresa para elaborar o projeto, que ainda não se sabe como será, porque o Daer não tem experiência nessa área, tendo em vista que a AES Sul não se dispõe a retirar a rede de alta tensão. A contratação será realizada por licitação e a obra é prioritária. O que ocorreu é que, após a ordem de início, não foi possível montar o canteiro e iniciá-la, visto que existiam 20 famílias no local, as quais a Prefeitura de Novo Hamburgo já retirou. Agora, a questão a ser resolvida é a da rede de alta tensão. Por isso, é necessário buscar recursos para realizar esse projeto.