Recorrência de incêndios deixa sinal de alerta em Sapiranga

Sapiranga– Em menos de uma semana dois incêndios residenciais deixaram as famílias somente com a roupa do corpo em Sapiranga. Na manhã de 09 de abril na rua João Armando Steyer,no Bairro Oeste Eduardo Wisniewski teve a sua casa destruída pelas chamas. Uma residência vizinha chegou a ser atingida, mas o incêndio foi controlado há tempo evitando maiores danos. Eduardo, que tem 69 anos, estava no local, mas foi retirado sem ferimentos.

 

 

Alguns dias depois, no Bairro São Luiz, uma família teve a casa perdida para um incêndio. A avó e os netos que estavam no local no momento do acidente não se feriram. Os vizinhos tentaram controlar o fogo até que os bombeiros chegassem, mas as chamas se alastraram e tomaram todo o imóvel. Nos dois acontecimentos as causas ainda estão sendo investigadas.

A incidência de incêndios domésticos pode ser relacionada ao período de isolamento social, quando a maioria das pessoas sofreu uma mudança de hábitos e passou a ficar mais tempo dentro de casa. No estado de SP, por exemplo, no mês passado esse tipo de ocorrência aumentou 60% comparado a março de 2020.

 

 

Além da atenção ao manusear o fogo – como nas churrasqueiras – outras precauções podem evitar incêndios nas residências. Ao adquirir um novo eletroeletrônico certifique-se que a sua casa possui a voltagem adequada e evite compartilhar tomadas ou usar extensões, alerta o Corpo de Bombeiros. Existe uma evolução nos equipamentos eletrodomésticos, porém não é comum que essa modernização se estenda à parte elétrica da residência, que acaba esquecida nas reformas.

 

 

Corpo de Bombeiros orienta

“Evitar deixar equipamentos carregando em cima de estofados, por exemplo o celular ou o notebook em cima do colchão ou do sofá” orienta o Tenente Mateus Bordignon, Comandante do Corpo de Bombeiros de Sapiranga. Bordignon destaca que, hoje, a maioria dos acidentes tem origem no risco elétrico “Hoje em dia não se usa mais tanto a vela”, aqui no RS temos o fogão a lenha e a churrasqueira, que podem causar incêndios se usados com imprudência, mas estas são as situações de menor incidência.

Alguns cuidados básicos podem evitar uma tragédia, é importante estar atento “Por exemplo: Houve um princípio de curto, não sabe se já está ok, chame o Corpo de Bombeiros, não tem problema ligar para essas coisas” frisa Bordignon.

 

 

Solidariedade

Nos dois casos do mês de Abril, onde as famílias perderam todos os pertences, também se fez a solidariedade da comunidade. As vítimas receberam doações de roupas e demais utensílios, porém agora precisam de materiais de construção para poder refazer o lar destruído. O contato pode ser feito diretamente para Marli no 51 98013 0458, filha do Eduardo e para Maquiel no 51 983443027, morador da São Luiz e proprietário da residência atingida.