Recomeço em Sapiranga

Estragos | Desde o forte temporal da quarta-feira (29), afetados contam com a ajuda da comunidade

Sapiranga – “Mais de 20 pessoas ajudaram na reconstrução do meu comércio. Duas palavras resumem tudo: amizade e solidariedade! Nem sei como vou agradecer essas pessoas!”. Com essas frases, o empresário Odir Paulo Pereira, 52 anos, relatou a grande ajuda que recebeu após o forte temporal da quarta-feira (29).
Pereira, que tem uma padaria no Bairro Oeste, chegou ao local minutos após o ocorrido e ficou espantado com o que viu. “No momento do temporal eu não estava no local. Fui avisado às 13h03 por um funcionário e achei que ele estava brincando, pois na região em que resido, também em Sapiranga, praticamente nada havia ocorrido. Quando cheguei nas proximidades do Bairro Oeste comecei a ver a devastação. Em questão de segundos não sobrou uma telha sequer da minha padaria. Por sorte, meus funcionários não se feriram”, afirmou.
Ao invés de se lamentar pelas perdas materiais, Pereira tratou de dar a volta por cima no mesmo dia e contou com a ajuda de muitos amigos. “O trabalho de reconstrução já começou na própria quarta-feira. Sábado vários me ajudaram, inclusive na chuva. No domingo já retomei as entregas de pães e muito em breve pretendo reabrir a padaria”, relata.
Odir ainda desmente o boato de que teriam saqueado o local. “Pedi para um amigo trazer um caminhão e algumas pessoas ajudaram a colocar as coisas dentro do veículo. De certo alguém entendeu errado”, frisa o empresário.
Os estragos do temporal:
*De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Sapiranga, Leandro da Costa, 202 casas foram atingidas com o temporal. Sete dessas residências ficaram praticamente destruídas ou condenadas a desabarem.  
*Além de árvores, placas e afins, 40 postes de energia elétrica caíram nas ruas. Foram contabilizados apenas dois feridos. 
*Conforme Leandro da Costa, 1.480 telhas de 4mm, 5mm e 6mm foram disponibilizadas para as famílias afetadas. Porém, a Defesa Civil ainda está aberta para doações de telhas, no fone (51) 9599-9161.
*O coordenador da Defesa Civil ainda destaca a rápida ação do órgão, que engloba forças de segurança da cidade, e das equipes da Prefeitura. Das 13h30 (minutos após o temporal), até às 17h30 da quarta-feira, cerca de 3,5 mil metros de lona foram disponibilizados para cobrir todas as residências danificadas. A partir disso, a Defesa Civil começou a realizar o levantamento dos estragos. 
*Os critérios seguidos para a entrega das telhas foi, primeiramente, para as famílias mais carentes afetadas. Leandro da Costa ainda afirma que as telhas não foram disponibilizadas para casas de aluguel, por entenderem que o próprio dono do imóvel tem condições de realizar os reparos.