Recolhimento de galhos e resíduos por Nova Hartz gera questionamentos. Secretário contextualiza

Nova Hartz – Recentemente, na sessão da Câmara dos Vereadores de Nova Hartz, o vereador Oseias Oliveira (MDB), levantou a questão do recolhimento de galhos e demais entraves de lixo no município, demonstrando insatisfação com alguns episódios acerca das coletas.

Em contato com a Secretaria de Obras, o secretário Luis Sauer ressaltou o calendário para os dias de recolhimento e se manifestou frente à reclamação do vereador. Em posicionamento, Sauer relata que algumas varreduras pela cidade foram adiadas em função do mau tempo. Entretanto, estas já foram normalizadas e a Secretaria de Obras da cidade está empenhada em atender à todas as demandas de coleta do município.
“Como as podas estão acontecendo em grande número, muitas vezes, não conseguimos dar conta e a instabilidade do tempo, também não colabora. Como estamos em época de poda, o pessoal acaba cortando em grande escala, muitas vezes não seguindo o calendário de coleta do seu bairro. Isso colabora para o acúmulo dos galhos. Entretanto, estamos seguindo o calendário corretamente e fazendo o trabalho buscando o melhor para o município”, avalia o Secretário de Obras.

Separar o lixo destinado à coleta facilita o trabalho e a rapidez dos servidores públicos

Sauer ressalta, também, a importância da população separar o lixo na hora de jogar para a coleta. “O processo de coleta e reciclagem demora pois, diversas vezes, a população mistura diversos tipos de resíduos, dificultando nosso trabalho”, pontua.

Confira o calendário de recolhimento em cada bairro

Com o intuito de manter a cidade sempre limpa, a Secretaria de Obras de Nova Hartz segue, rigorosamente um calendário de coletas. Este vale para todos as praças, calçadas e vias públicas, sendo que, nesses espaços, a atruibuição do serviço é destinada somente ao órgão municipal.
Em terrenos privados, a responsablidade de limpeza é do proprietário e é necessária a autorização da prefeitura, obtida na Secretaria de Meio Ambiente.
Confira o calendário de podas:
1 ° semana do mês: Vila Nova, Arroio da Bica, Loteamente Ipê Amarelo
2 ° semana do mês: Bairro das Rosas, Centro, Liberdade e Bela Vista
3 ° semana do mês: Primavera, Coopheva e Canto Kirsh
4 ° semana do mês: Progresso, Imigrante, Vicente Melo.
Os bairros Campo Vicente e Campo Pinheiro contam com eqipe de Serviços Permanetes para a limpeza.

Podas conscientes para evitar riscos

A prefeitura orienta aos moradores a fazerem podas conscientes para não acabar danificando a árvore e criar riscos de queda. É orientado fazer as podas das plantas no inverno. Neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim adormecidas. Isto torna mais fácil o processo de poda, e também não danifica a planta. É importante salientar para a comunidade dois pontos imprescindíveis: a importância de seguir o calendário das podas para evitar transtornos de acúmulo de galhos e demais entulhos jogados, evitando acidentes e obstrução de placas e demais sinalizações de trânsito. Também, vale pontuar a realização da poda consciente. Evitando a desfiguração da árvore, bem como possíveis quedas e danos sérios às plantas e ao seu entorno, é recomendável deixar o serviço para um profissional.

Texto: Keila Massaia

Fotos: Leitores