Reativação de câmeras, em Campo Bom, terá definição em breve

Pode ser revelado nesta semana a empresa vencedora do processo licitatório para a locação de mais 20 novas câmeras com alta capacidade de alcance, resolução e imagem, para substituição das câmeras existentes, danificadas ou obsoletas, para o sistema de videomonitoramento de Campo Bom. As estruturas existentes serão substituídas e outras novas serão implementadas em diferentes pontos da cidade. Em um primeiro momento houve uma empresa vencedora, entretanto, um pedido de impugnação impediu que acontecessem avanços. Agora, o setor Jurídico analisa recurso apresentado por uma das empresas participantes. A empresa vencedora será responsável pela instalação e por todo cabeamento em fibra ótica. E também está previsto a locação de equipamentos para a central, com servidor, storage, estação de trabalho, monitores, softwares e tudo o que for preciso para equipar a central de monitoramento, com alta capacidade de operação.

Caso está no setor Jurídico

O secretário municipal de segurança, Rosalino Seara, explica a situação. “Foi feita uma licitação que teve um ganhador. A empresa que ficou em segundo lugar recorreu. Agora, tem as contrarrazões da primeira colocada indo para Setor Jurídico para depois ser encaminhado ao prefeito”, declarou o secretário.

Uma entre as duas

O secretário Rosalino acredita que uma das duas empresas deverá ser a vencedora. “Estamos agora nessa fase. A segunda colocada até tem algumas coisas coerentes no recurso dela. Anteriormente teve impugnação, agora somente esse recurso, provavelmente uma das duas empresas será a vencedora”, disse o secretário.A previsão por parte do Município é que a estrutura entre em operação até o final do ano. O objetivo do projeto de videomonitoramento é que as imagens sejam ligadas a uma central junto a Brigada Militar e que, a partir de parcerias, empresas de seguranças privadas também disponibilizem câmeras de residencias voltadas para a rua ampliando a cobertura de abrangência. De acordo com o Executivo, estes novos equipamentos somadas as 16 câmeras do cercamento eletrônico, faz com que Campo Bom some um total de 36 equipamentos de última geração de serviços de videomonitoramento e que, dentro desse processo, o número de estruturas de videomonitoramento com maior capacidade no combate a c, incluindo novas telas de monitoramento, equipamentos de armazenamento de dados, servidores, estações de trabalho, entre outros”, conclui. As câmeras do cercamento eletrônico possui recurso que identifica veículos em situação irregular.