Rainha e princesas falam do sentimento por Santa Maria do Herval e pela Kartoffelfest

Da esquerda para a direita: Sabrina Stein (1ª princesa), Jordana Arnold (rainha) e Francilene Braun (2ª princesa). Foto: Josias Lunkes

Santa Maria do Herval – Um grupo seleto escolhido para representar a cidade de Santa Maria do Herval e honrar as tradições da cultura alemã. A corte da Kartoffelfest (veja mais detalhes sobre a festa clicando aqui) foi escolhida em um baile, em setembro de 2022, em que os jurados avaliaram diversos critérios para elegê-las. Para a 24ª edição, que inicia nesta quinta-feira (11) – e para a 25ª (que ocorre em 2024), a corte será formada por Jordana Arnold (rainha), Sabrina Stein (1ª princesa) e Francilene Braun (2ª princesa).

O trio está encarregado de representar o município de pouco mais de 6 mil habitantes, na Festa da Batata, que é uma das festas mais tradicionais da região, aliando cultura e gastronomia. A festividade da Encosta da Serra, que acontecerá nos dias 11, 12, 13, 14, 18, 19, 20 e 21, ultrapassa limites e vai celebrar os 35 anos de emancipação do município, que serão comemorados nesta sexta-feira (12).

 

A PALAVRA DA CORTE

Com 21 anos, a rainha Jordana (21 anos) garante que é um orgulho integrar a corte da Kartoffelfest. “Sinto-me extremamente honrada e lisonjeada, pois é de uma grande responsabilidade representar Santa Maria do Herval, seu povo e sua cultura. Vivo aqui desde que nasci, é um orgulho imenso poder representar a cidade e a festa pelos mais diversos lugares da região. E em 2023, o município comemora seus 35 anos de emancipação, apesar de ser novo em questão de idade, a nossa cidade tem uma vasta e excelente caminhada. Tenho um carinho imensurável pelo nosso Teewald (leia o significado abaixo), e é gratificante representar a essência do povo Hervalense”, frisa a rainha da festa.

“Primeiramente é um honra e uma enorme alegria representar Santa Maria do Herval e a nossa Festa da Batata. Sempre digo que é fácil divulgar nossa cidade e nossa festa, pois ela está tão consolidada, com uma imagem tão positiva, que as pessoas se alegram quando nos apresentamos como soberanas de Santa Maria do Herval e da Kartoffel. Ao lado das meninas, estou vivenciando uma experiência única e muito especial, estamos nos dedicando de corpo e alma para transmitir a total grandiosidade e beleza que nossa cidade tem”, explica Sabrina Stein (22 anos), que é a 1ª Princesa da corte.

“Tenho muita gratidão em poder fazer parte da corte da nossa festa, e isso traz uma experiência única e incrível. Quando falamos que ser soberana vai muito além de usar uma faixa, uma coroa e um vestido, é real. Poder levar a nossa linda cidade, seus belíssimos pontos turísticos, a hospitalidade, simplicidade e carinho da população hervalense pelos mais diversos lugares e ser recebida com muito alegria pelas pessoas, receber o abraço e carinho das crianças não tem preço que pague”, diz a 2ª princesa da festa, Francilene Braun (22 anos).

A festa ocorre na rua Benno Closs, n° 88, no Largo da prefeitura e deve reunir milhares de visitantes.

 

O TEEWALD

Santa Maria do Herval é carinhosamente conhecida como Teewald. O nome vem do dialeto alemão Hunsrückisch é uma forma de fazer alusão à abundância de ervas medicinais na região. Tee, significa chá; e Wald significa mato.