Rações premium e super premium contribuem para saúde e longevidade do animal

Por Felipe Cemim, veterinário da Tierplatz

A discussão sobre alimentação dos cães e gatos está intensa na atualidade, sobre quais as melhores opções para os pets, ração, seca ou úmida, comida caseira adicionada na ração, e até mesmo sobre a possibilidade de dieta vegetariana ou vegana para cães e gatos.

Junto com o surgimento e primeiros anos da disponibilidade de ração para cães e gatos, começaram a ser observados alguns problemas de saúde, que inicialmente foi considerado como consequência da dieta industrializada, porém isso não foi confirmado pelos estudos. Um exemplo é da ocorrência de doença do trato urinário inferior dos felinos, que passou a ter uma casuística muito maior, porém a hipótese mais aceita hoje é de juntamente com o crescimento do consumo de ração, os gatos passaram a ter mais atenção de seus donos, e começaram a viver mais no ambiente interno da casa, e com isso, os sinais clínicos da doença passaram a ser percebidos com maior facilidade, e com isso, o número de animais que passaram a ser levados para atendimento aumentou, e com isso os diagnósticos também aumentaram.

Quanto a discussão e surgimento da ideia de dieta vegetariana e vegana para cães e gatos, respeitando a opinião e pensamento das pessoas que optam por essas filosofias de vida, devemos sempre lembrar que os cães e gatos são carnívoros, no caso dos felinos, ainda são chamados de carnívoros restritivos. Toda a fisiologia nutricional dessas espécies é muito dependente da ingestão de grandes volumes de proteína. Se pensarmos nos canídeos e felinos de vida livre, selvagens, podemos usar como exemplo os lobos e as hienas, que são predadores, se alimentando de caça, mas também faz parte da composição da dieta algumas frutas, folhas e raízes. No grupo dos felinos, podemos usar como exemplo os tigres, guepardos e leões, que se alimentam exclusivamente de caça.

A qualidade do alimento oferecido deve sempre ser observada, pois influencia em muito na saúde e longevidade de cada animal, para isso, recomenda-se sempre o consumo de rações premium ou super premium, e o que define a categoria da ração, é o percentual de digestibilidade que ela possui, em outras palavras, quanto do alimento é absorvido e aproveitado pelo animal.

Qualidade da ração oferecida aos pets definida pela digestibilidade

De uma forma geral, quanto maior a digestibilidade, melhor é a ração, e com isso, a quantidade diária recomendada diminuiu. Diminuindo o volume que deve ser ingerido durante o dia, a maior mudança que se observa é a redução no volume de fezes.

No caso particular dos gatos, é muito importante que nos primeiros meses de vida, seja ofertada uma grande variedade de alimentos de consistências diferentes e sabores diferentes, o que pode facilitar muito no futuro caso haja necessidade de introduzir algum alimento novo, pois o paladar dos gatos é formado no início da vida, e não são raros os casos de gatos adultos que não aceitam a introdução de um novo alimento.