Quatro cidades da região já somam mais de 1,6 mil testes de Covid-19

Testes são usados para identificar Covid-19 | Foto: Internet

Região – Os testes da Covid-19 confirmam a existência do vírus no paciente, garante rapidez no diagnóstico e maior eficácia para adoção do isolamento e diagnóstico dos contatos da pessoa diagnosticada. Ao todo, os quatro municípios da região já realizaram em torno de 1.618 testes. Campo Bom, com quase 1 mil exames, hoje é exemplo. “Inicialmente adquirimos em torno de 1.200 testes, e em seguida, ainda surgiu a oportunidade de ampliar a testagem a partir da disponibilidade da Feevale realizar os testes mediante compra dos reagentes”, disse a secretária municipal da saúde, Suzana Ambros Pereira.

Segundo a responsável pela pasta, Campo Bom hoje já efetuou 351 testes no laboratório da universidade, 184 nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e na faixa de 459 testes rápidos. A secretária ainda observa que em torno de 120 pessoas de outras cidades também foram testados no município.

Sapiranga soma 439 testes. “Estamos testando conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e COE/RS, e com os testes adquiridos ampliamos o grupo para atender a demanda”, afirma a secretária municipal de saúde de Sapiranga, Janete Hess.

Testes em Nova Hartz e Araricá

Nova Hartz fez uma aquisição de 114 testes. “Nós vamos adquirindo os testes conforme a necessidade. Os procedimentos são realizados de acordo com os protocolos estabelecidos. Os exames pelo Lacen são disponibilizados pelo Estado, sem um número especifico de quantidade”, explica a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Nova Hartz, enfermeira Helen Antunes. Araricá apresentou a menor quantidade de testes adquiridos, somente 24. “O município fez uma compra inicial de 17 testes e, na última semana, adquiriu mais sete, totalizando assim 24 testes comprados. A compra é feita da Universidade Feevale via convênio com a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (AMVARS). Destes testes, já foram utilizados 13 e, caso haja necessidade, serão solicitados mais conforme demanda”, indica a coordenadora da vigilância em saúde e integrante do comitê municipal, Rochelle Born. Os testes rápidos têm sido mais usados.

Estatística dos municípios

 

Campo Bom
Comprados Feevale Lacen Rápidos Já feitos
1.200 351 184 459 994
Sapiranga
Comprados Feevale Lacen Rápidos Já feitos
1.729 160 183 96 439
Nova Hartz
Comprados Feevale Lacen Rápidos Já feitos
114 31 13 87 131
Araricá
Comprados Feevale Lacen Rápidos Já feitos
24 12 6 36 54