Quase 40% recebeu a segunda dose da imunização contra Covid-19 na região

Rosa Maria Costa, 79, moradora do bairro São Luiz, em Sapiranga, está imunizada com as duas doses (Foto: Cláudia Silva)

Região – O índice de imunização da segunda dose da vacinação da Covid-19 está sendo considerado positivo pelos secretários municipais de Saúde da região. Nas 10 cidades de circulação do Grupo Repercussão – Araricá, Campo Bom, Nova Hartz, Sapiranga, Três Coroas, Taquara, Rolante, Riozinho, Parobé e Igrejinha, o índice de imunização da segunda dose está em quase 40% – total de 38,13%.
Desde o início da campanha de vacinação, no mês de março, já foram imunizadas pela primeira dose, conforme atualizado até às 8h30 desta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde, nas 10 cidades dos vales do Sinos e Paranhana, 55.577 pessoas. Pela segunda dose, foram 21.577 pessoas.
Cada município está coordenando a sua segunda dose, conforme chegam as vacinas pelo Governo do Estado. Nos últimos dias, no entanto, houve um atraso em decorrência da falta de insumos para produção da vacina Coronac, que tem sido uma das opções utilizadas para imunização na região. A expectativa é de que a chegada de novos lotes volte a ocorrer nos próximos dias.
Nas regiões dos vales do Sinos e Paranhana, os grupos prioritários estão respeitando o calendário e procurando os locais de vacinação para a segunda dose, nas datas que são previamente anunciadas pelas secretarias de Saúde. “O público vacinado com a primeira dose está, sim, procurando a unidade para fazer a segunda dose conforme aprazamento na carteira de vacinação”, garante a secretária Ana Elisa Lima, de Parobé.

“A procura é intensa”, diz secretário de Campo Bom

O secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock, avalia que a procura por segundas doses tem sido bastante positiva em Campo Bom. “Das faixas estaria que já foram contempladas, destaco que elas só não se vacinaram porque as doses não foram suficientes, pois a procura é intensa. Com as vacinas que chegam, vamos seguir vacinando para completar a imunização dos que ainda faltam”, aponta, destacando que em todas as ações de aplicação da 2ª dose, não tem havido perda de doses por baixa procura. O prefeito Luciano Orsi explica que o Governo do Estado já sinalizou que irá auxiliar na busca dos idosos que não receberam a 2ª dose da vacina. “Campo Bom está preparado para realizar esse chamamento, caso necessário. Sempre informamos sobre a realização das segundas doses em nossas unidades de saúde, redes sociais e site da Prefeitura. Caso as pessoas eventualmente não procurem sua segunda dose na data programada, o município tem o registro de quando se vacinaram, quem são e qual é o telefone do morador. Então, temos como entrar em contato”, esclarece o prefeito. A Administração também tem se articulado para vacinar o mais rápido possível quando as doses chegam à cidade.

2ª dose para proteção máxima

“É muito importante seguir as orientações de aplicação de 2ª dose, apresentadas pelo laboratório, observando a data da 2ª anotada na carteirinha, uma vez que ela é fundamental para reforçar a imunização e obter proteção máxima”, destaca a secretária de Saúde de Sapiranga, Janete Hess. Aqueles que não realizaram a imunização na data marcada devem realizá-la o mais breve possível. É preciso levar a carteirinha recebida quando da aplicação da 1ª dose, pois nela constam a data correta de aplicação da 2ª dose e as informações quanto ao laboratório.

PESSOAS NÃO VACINADAS COM A 2ª DOSE

MUNICÍPIO                           A RECEBER
CAMPO BOM                       6.516
SAPIRANGA                         7.120
NOVA HARTZ                       1.390
ARARICÁ                              618
PAROBÉ                                4.748
TAQUARA                             5.400
IGREJINHA                            3.303
ROLANTE                              2.379
RIOZINHO                             467
TOTAL                                    31.941