Quando a chuva cai, estudantes da Escola Theno Grings, de Araricá, convivem com goteiras nas salas

Araricá – Esqueça o Nordeste brasileiro e as salas com goteiras ou precárias. Bem aqui pertinho, ao lado de Sapiranga, existe uma escola pública municipal onde as crianças, em dias de chuva, são deslocadas de uma sala para outra. Tudo em virtude de goteiras que não são consertadas pela Prefeitura. E por incrível que pareça, a diretora da escola é a sobrinha do próprio prefeito, Flávio Foss. Em tese, o grau de parentesco deveria facilitar o diálogo e acelerar o conserto estrutural das salas. Entretanto, parece que os dois não andam conversando ultimamente. E o que se vê é a negligência do poder público em não providenciar o conserto imediato do telhado da escola.

A reportagem foi alertada da precariedade das salas de aula por uma mãe de uma criança que estuda na escola. “Por ironia, neste fim de semana que passou, a escola completou 30 anos e os pais, com os próprios olhos, puderam presenciar que salas de aula ficam bem molhadas quando chove. E, justamente onde as crianças estudam. Está horrível a situação”, relatou a mãe, alertando que tem medo que o forro do prédio caia na cabeça dos estudantes e do seu filho. O secretário de Obras de Araricá, Nelson Lissarassa Basto, disse que recentemente funcionários fizeram um conserto no local.

APM VIRA BOMBEIRO DA ESCOLA

Frente a uma situação caótica e que inspira cuidados permanentes, a Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Theno Grings explica que após consertar um problema, logo em seguida aparece outro. Para solucionar os contratempos das goteiras, a APM pretende conversar com um pai para sensibiliza-lo a consertar o telhado. Outra dificuldade da escola é a quadra de esporte, que segundo uma integrante da APM, está precária. A APM também está aguardando a manutenção de outro problema existente na escola, que é a instalação elétrica. Integrante da APM revelou ao Repercussão que o prometido conserto para as constantes quedas de luz, ainda não saiu do discurso do prefeito, Flávio Foss.

Diretora é sobrinha do prefeito

Em contato com o secretário de Obras, Nelson Lissarassa Basto, este informou que entraria em contato com a diretora da Escola – que é filha do atual vereador, Paulo Foss, irmão do prefeito Flavio Foss – para verificar a real necessidade de conserto do telhado. “Se realmente existir as goteiras vamos arrumar com certeza”, tranquilizou o secretário de Obras de Araricá. Contatada, a direção não se pronunciou.