Qualificar a mão de obra do município é um dos objetivos de Sapiranga com novas parcerias

Em qualquer segmento do mercado de trabalho, seja na indústria, comércio ou serviço, o candidato a uma vaga de emprego que busca capacitação, aumentando sua qualificação, tem chances maiores de ser o escolhido para a vaga em relação aos seus concorrentes. Buscar formas de aprimorar o conhecimento são extremamente necessárias nesse contexto e, pensando nisso, a Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia, está trabalhando de forma constante para ofertar formas de qualificação para os trabalhadores da cidade. Conforme o titular da pasta, José Della Santos, a Prefeitura está em tratativas com o Governo do Estado para oferecer alternativas aos trabalhadores que buscam uma recolocação no mercado de trabalho, assim como os jovens que procuram sua primeira oportunidade. “Estamos realizando estas articulações com o objetivo de beneficiar tanto os trabalhadores como os empreendedores”, cita o secretário, salientando também que a oferta de cursos de qualificação está entre as ações que poderão ser implementadas em Sapiranga como forma de suprir a demanda de vagas. “Existem vagas e estamos com algumas dificuldades de preencher estes postos de trabalho”, pontua o secretário.

Como as tratativas entre a Prefeitura de Sapiranga e o Governo do Estado não foram finalizadas, os detalhes das iniciativas serão divulgadas oportunamente.

Especialista apresenta dicas para conquistar vaga

Para quem está em busca de uma oportunidade, seja para o primeiro emprego como também para sair da informalidade ou ainda buscar uma recolocação, todos os detalhes são importantes na hora da concorrência. Pensando nisso, o Jornal Repercussão ouviu um especialista para apresentar dicas que possam ser decisivas para a conquista da vaga. Alphio Martini é diretor da Iniciativa RH e, segundo ele, a qualificação pode ser um fator determinante. “Sem dúvida, a qualificação ajuda muito na hora de procurar uma vaga, principalmente em relação aos jovens. Já para quem busca uma recolocação, a qualificação é importante se a pessoa pretende mudar de ares, virada de carreira, já se pretendem permanecer na área, o que mais conta é a vontade, o brilho no olho. De qualquer maneira, sempre é fundamental a qualificação”, explica Martini, ao lembrar ainda que, no caso específico dos jovens que estão a procura do primeiro emprego, as empresas possuem um olhar diferente para aqueles que realizam um curso técnico em paralelo com o ensino médio. “As empresas olham para isso como um diferencial a mais, alguém que já tem um foco, então isso faz total diferença”, indica. Alguns detalhes, atualmente, são determinantes para os empresários que buscam novos profissionais. “Cada vez mais as empresas buscam não somente a questão de performance relacionada a cursos, mas também a questão comportamental como educação e comprometimento. Muitas empresas, inclusive, descartam a questão de qualificação como fator principal para contratação”, esclarece Martini.

Demanda em todos os segmentos

Todos os segmentos da cadeia empresarial, atualmente, apresentam carência de qualificação para o preenchimento das vagas disponíveis em Sapiranga. “Tanto na indústria, como no comércio e nos serviços, hoje de uma maneira geral, todos os segmentos apresentam uma demanda nesse sentido”, explica José Della Santos. Para o secretário, a qualificação tem sido um fator determinante também pelo fato da grande oferta de mão de obra. “É muita gente todos os dias entrando no mercado de trabalho, então, quem tiver mais qualificação profissional, com certeza vai ter uma empregabilidade maior”, acrescenta.

Além da busca por alternativa para qualificação da mão de obra dos trabalhadores da cidade, Santos destaca, ainda, as ações que a Prefeitura tem realizado como forma de atrair investimentos e auxiliar os empreendedores locais. “Nesse primeiro semestre já aportamos mais de meio milhão de reais para que os empresários pudessem enfrentar esse momento complicado e tenho certeza que isso contribuiu e ainda está ajudando as empresas a permanecerem abertas e não demitirem. Inclusive, já estamos sentindo uma retomada”, finaliza o secretário.

Vagas no SINE

As ações realizadas pela Prefeitura para qualificação e maior oferta de empregos refletem em vagas de emprego disponíveis. Para as pessoas que buscam essa recolocação no mercado de trabalho e para os jovens que buscam sua primeira oportunidade, a Agência FGTAS/SINE de Sapiranga oferece diferentes oportunidades para indústria, comércio e serviços. Para conhecer as vagas disponíveis, basta procurar a agência na Rua Padre Reus, 744, sala 1, Centro. O local funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Contatos com o SINE podem ser feitos pelo telefone 3599-3487 ou ainda no e-mail sapiranga@fgtas.rs.gov.br