Protagonismo no ar; AGVL é destaque com equipe de parapente

Foto: Guga Agne

Sapiranga – É impossível contar a história de Sapiranga e não interligá-la com a Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL). Fundada em 26 de agosto de 1980, a associação é referência nacional como o berço e incentivadora do esporte. Com mais de 40 anos de história, a AGVL traz mais que orgulho pelas raízes para Sapiranga. Ao longo deste tempo, o grupo também tem se destacado pela atuação em campeonatos estaduais, nacionais e até alçado voos internacionais.

Atualmente, a equipe de parapente tem escrito lindas páginas da associação e também da história de Sapiranga. E para abrilhantar e relembrar esses feitos, conversamos com o instrutor Flavinho Pinheiro e o piloto Lúcio Dal Pozzo, que em 2022 arrematou o título inédito de campeão brasileiro na categoria aspirante. Lúcio se formou como piloto há 15 anos, pela AGVL e com o instrutor Flavinho. “Comecei a voar mais de motor, outra modalidade, mas depois comecei a ir nos campeonatos e ver que era bacana. Sempre digo que o voo, como em todos os esportes, a pessoa tem que ter pelo menos um donzinho e o voo pra mim é algo que não precisei estudar muito, entrei e me adaptei fácil. No primeiro campeonato, já ganhei um troféu. Foi interessante, aquilo foi me motivando, e quanto mais tu voa, melhor vai se sair”, disse Lúcio.

Cred. Lucas Axelrud

As primeiras competições foram a nível estadual. Para ir além, o piloto recorda que precisou mudar sua rotina em relação aos cuidados com a saúde. “O voo precisa de um condicionamento físico, as pessoas acham que não, eu mesmo ganhei troféus no Rio Grande do Sul fora de peso, mas para nível brasileiro, é mais forte, te exige mais, pois você fica 10 dias voando, são sete de prova e três de treino. Se não tiver bem condicionado e preparado, teu resultado vai cair”. Em três anos de participações em nacional, Lúcio conquistou 3º, 2º e 1º lugar, respectivamente, na sua categoria. “O primeiro lugar (conquistado em 2022) foi importante, fiquei muito feliz, pois me preparei, me dediquei para isso”, conta ele.

Grandes nomes representam Sapiranga

Atualmente, os pilotos de parapente em destaque a nível brasileiro da AGVL são Luciano Horn, Jarbas Batista de Melo, Maicon Corrêa, Flavinho e Lúcio. Há dois anos, a associação conseguiu uma importante ajuda para o custeio e incentivo nas participações em campeonatos. A Equipe AGVL de Parapente é incentivada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS – LIE, e tem ainda patrocínio da família Geisse – Vinhedos de Terroir. São dois anos com o apoio do Estado. “Hoje, nosso clube com incentivo ao esporte, tem uma equipe organizada com subsídio. Ninguém no Brasil e poucos no mundo contam com escola, com uma estrutura como a nossa, com sede, sala de aula, atuando com manutenção. Isso tudo eleva o nome de Sapiranga e do esporte. Temos qualidade técnica super reconhecida, vários campeões brasileiros e uma infraestrutura formadora de grandes pilotos”, disse Flavinho, que já ensinou mais de mil pilotos em 30 anos de carreira como instrutor de voo.

Com a palavra, apaixonados pelo esporte

“É gratificante (conquista do 1º lugar). Vinha há vários anos tentando algo mais expressivo. Também é bom que alunos, que estão começando agora, usam a gente de exemplo, pedindo dicas para voar, faz com que fomente o esporte. Uma vez que a gente voa, nunca mais caminha sem olhar para o céu. É uma sensação de 100% de liberdade”. Lúcio Dal Pozzo, piloto da AGVL.

A AGVL sempre foi protagonista. Quando um dos nossos pilotos vence, é gratificante, ganho junto com eles. É quase como um filho, ver que foi bem educado, segue o caminho do bem, muito legal quando eles voam bem. Nos campeonatos, a gente voa grandes distâncias, e quando tu está ali e mais três caras que tu ensinou a voar, essa energia é o mais legal”. Flavinho Pinheiro, piloto e instrutor de voo da AGVL.