Projetos de pesquisas escolares geram frutos para estudantes da região

Colhendo os louros | Alunos de Sapiranga e Campo Bom têm projetos premiados

Projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos da rede municipal de Sapiranga e Campo Bom vêm recebendo reconhecimento nacional e internacional. O projeto “Desmatamento e Reflorestamento do bairro Centenário” desenvolvido pelos alunos Ramon Kaizer Marques, Henrique Mohr e Arthur Henrique Alves, do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação de Sapiranga, participou da Feira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2015 – e como fruto dessa participação, os três estudantes ganharam a bolsa Jovem Cientista, pelo CNPq.
Já Milena Streit, estudante do 9º ano da escola municipal 25 de Julho de Campo Bom, está participando, até dia 16, da Science and Engineering Fair Intel International – Intel ISEF, nos Estados Unidos, como resultado da sua apresentação do projeto “Águas da Minha Cidade”, na Mostratec Junior, no ano passado.

Projeto em expansão
O projeto de Henrique, Arthur e Ramon agora vai se chamar “Projeto Ligação com a Natureza”. Cada aluno receberá R$ 100,00 de auxílio por mês, durante um ano. O projeto será desenvolvido com a orientação de Fabiana Haubert, diretora do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) e tutela da professora Tânia Becker, que orienta os alunos desde o inicío do projeto, que agora pretende iniciar as atividades para aproximar as pessoas da natureza no bairro Centenário e aos poucos expandi-las para o resto da cidade. 

Reconhecimento internacional
Milena Streit tem 14 anos e até sábado, dia 16 de maio, estará nos Estados Unidos, participando como observadora na Science and Engineering Fair Intel International – Intel ISEF, da Society for Science and the Public. A viagem é resultado da sua perfomance durante a mostra de um projeto baseado no estudo da qualidade das águas dos arroios de Campo Bom, o “Águas da Minha Cidade”, na Mostratec de 2014. Milena estará acompanhada da professora e orientadora Margarida Telles, durante sua estadia no exterior.