Projeto que reduz número de vereadores em Sapiranga é protocolado

Sapiranga – Os vereadores Rubem Encarnação dos Santos (Rubinho) e Antonio Rezene (Nico) protocolaram na tarde desta terça-feira um projeto de emenda à Lei Orgânica que diminui de 15 para 11 o número de vereadores na Câmara Municipal de Sapiranga.

A redução de quatro cadeiras e, consequentemente, de quatro assessores por gabinete, implicaria numa economia de R$ 2.302.043,87 nos quatro anos de legislatura – R$ 575.510,97 por ano.

“Nosso objetivo é promover uma redução de custos para a próxima legislatura. Desta forma, a Câmara poderia ajudar ainda mais o município. Com esse dinheiro que economizaríamos, a cidade poderia construir até uma creche”, declarou Rubinho, que é presidente da Câmara de Vereadores.

Para ser aprovada, a proposta deve receber dez votos favoráveis – dois terços da quantidade de cadeiras existentes hoje no Legislativo – em duas sessões, que deverão ocorrer num intervalo de 10 dias. “A redução de gastos públicos é um clamor de toda a comunidade”, destacou Nico.

Segundo o departamento jurídico da Casa, a proposta deve ir à votação em um mês, após passar pela Comissão de Justiça e Redação.

Em 2015, houve tentativa de se apresentar uma proposta para reduzir o número de vereadores, mas a intenção acabou não avançando.