Projeto que ensina Jiu-Jitsu em Nova Hartz inaugurará mais uma sede neste sábado

Nova Hartz – Há cerca de 4 anos, a Associação de Jiu-Jitsu e Judô de Nova Hartz (AJJNHZ), projeto que ensina as duas modalidades esportivas para a população carente do município, atua com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, principalmente das crianças, dos 5 a 16 anos, evitando também possíveis problemas com drogas.

As aulas ministradas por professores voluntários tem rendido frutos, e a prova disso, são diversos títulos obtidos ao longo da história. ” Nosso projeto social está há quatro anos ajudando a comunidade. Só esse ano foram 13 campeões gaúchos e uma atleta campeã estadual peso e absoluto”, explica Leandro Gonzaga, professor de Jiu-Jitsu e idealizador do projeto. Além disso, a AJJNHZ já teve oito campeões Sul-Brasileiros, três campeões do International Pro, que deu chances para a disputa do mundial em Abu Dhabi.

O projeto atende atualmente mais de 100 crianças, nas sedes espalhadas em três bairros da cidade.  A adesão da comunidade de Nova Hartz tem sido positiva, e por conta disso, neste sábado, 13 de julho, mais uma sede será inaugurada. “Descobri que Nova Hartz é um celeiro de talentos no esporte. Exemplo disso foi uma aluna da sede Canto Kirsch – recém aberta – se tornar campeã Gaúcha com 4 meses de treino”, explica.

De acordo com Gonzaga, as sedes em diferentes bairros do município facilitam o acesso das crianças. “As crianças vivem suas maiores experiências nos bairros onde moram e levar o projeto para os bairros facilita o ingresso da criança ou adolescente no esporte”, ressalta o professor, que fala que o esporte ainda promove a inclusão. “Temos alunos com deficiência física e cognitiva e esse público não tem incentivo a prática desportiva. Na verdade, o Jiu-Jitsu é a unica atividade desportiva na cidade que recebe esse público além de manter uma oficina de Jiu-Jitsu dentro da APAE”, disse.

O professor ainda explica que a oficina desenvolvida também serve para ocupar as crianças, através de uma prática saudável. “As famílias sentem maior segurança, os bairros que não possuíam incentivo na prática desportiva hoje contam com nosso projeto. O tempo que a criança está envolvida com as aulas de Jiu-Jitsu, no reforço escolar ou sendo atendida por nossa psicóloga, está evoluindo”, reforça.

O novo espaço, localizado na rua Osvaldo Mendes, número 150, contará com brinquedoteca, área de espera para os pais e amplo espaço de treino. A inauguração ocorrerá a partir das 10 horas.

E a manutenção do projeto não é fácil, explica Gonzaga. Atualmente, doações são a forma de pagar as contas. “Manter essa estrutura não é fácil pois sobrevivemos apenas de doação de alguns pais, amigos e professores do projeto, além de alguns empresários. Nosso sonho é ter em cada bairro nos centro comunitários, uma sede do projeto. Criança no tatame é um bom cidadão em formação. Nossa missão é ajudar a formar campeões dentro e fora dos tatames”, reforça.

Confira fotos do novo ambiente preparado para receber os alunos

Texto: Taylor Abreu

Fotos: Leandro Gonzaga/Arquivo Pessoal