Projeto para castração de animais é liberado em Sapiranga

Sapiranga – O Projeto de Castração, que com sua sala de cirurgia, foi liberado recentemente pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS), já está atendendo famílias sem renda ou com até um salário mínimo em Sapiranga. As famílias interessadas em castrar seus animais deverão preencher um cadastro, que será analisado por uma assistente social, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro. As castrações estão seguindo um calendário, que neste mês está no bairro Morada São Luiz e em julho no bairro Amaral Ribeiro. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sapiranga é mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme a prefeita, Corinha Molling, esta é uma atitude que a Administração Municipal tomou com o propósito de começar a erradicar a cultura do abandono de animais. “É uma proliferação muito grande de animais nas ruas, abandonados. Temos que começar essa conscientização porque animais também têm alma e vida. Temos que tratar com carinho e com amor. É desumano ver o que as pessoas fazem com os animaizinhos e o estado que eles chegam no CCZ”, comentou. A prefeita também ressaltou o trabalho que a equipe do CCZ faz em parceria com a Saúde. “Fico orgulhosa e agradecida, pois podemos contar com uma equipe competente que desenvolve um excelente trabalho. No CCZ os animaizinhos ficam muito bem cuidados, com roupinha quente, cobertores e todas as atenções que precisam, principalmente quando estão machucados”, relatou.

Depois de preenchido o cadastro na UBS, e tendo a liberação da assistente social, os animais passam por uma triagem onde o médico veterinário avalia o estado de saúde do animal e se está apto a realizar a cirurgia. Com o parecer positivo do médico, as famílias devem comparecer a uma palestra de educação sobre guarda responsável e orientações sobre a castração (cuidados pré e pós-operatório, agendamento da castração e assinatura do termo de autorização de cirurgia). Serão castrados até dois animais por família, na faixa etária de 6 meses a 7 anos de idade. Para castrações de cães de rua e comunitários, o cadastro deve ser realizado com os grupos protetores de animais do Município (Peludinhos do Vale, Santo Focinho e Via Bicho).

Castração

A castração é uma cirurgia realizada sob anestesia geral. O CCZ de Sapiranga dispõe de todos os equipamentos exigidos conforme normativa do CRMV-RS. O animal que for castrado receberá um microchip e será entregue ao dono um certificado contendo o número do microchip. Após a cirurgia, a fêmea irá para casa usando uma roupa pós-cirúrgica confeccionada em parceria com as ONG’s da Cidade. Essa roupa é emprestada à cachorrinha e deve ser devolvida ao CCZ após a retirada dos pontos. Já para o macho a orientação é o uso do colar elizabetano.

Sala de cirurgia completa

A prefeita Corinha, esteve em visita ao CCZ na tarde da quarta-feira, 20, para vistoriar a nova sala de cirurgia, que conta com aparelhos de ponta adquiridos pelo Município. Ela foi recebida pela Secretária de Saúde, Janete Hess, pelo veterinário Vinícius Dias Mathias, estagiária de veterinária Carla Cella Miranda do Amarante e funcionário da Secretaria de Saúde Diego Bender. Conforme Janete, para que a sala fosse aprovada pelo CRMV/RS, o Município adquiriu alguns equipamentos novos. “Investimos cerca de R$ 40 mil para deixar a sala pronta. Compramos um monitor multiparâmetro, que mede a frequência cardíaca, respiratória e temperatura do animal; um aparelho de anestesia inalatória com ventilador mecânico, que entuba o animalzinho e anestesia para o procedimento e também um aspirador cirúrgico, além de todos os outros materiais que completam nossa sala”, relatou. A secretária também destacou que até o momento 230 cães foram castrados no CCZ.

Por que castrar seu animalzinho

A castração traz inúmeros benefícios para a vida de um animal. É um ato de amor com o animal, pois dá melhor qualidade de vida, previne doenças e o aumento de animais nas ruas. Confira:

* Com a castração, além dos benefícios na saúde é possível controlar a superpopulação de animais nas ruas que tanto causam transtornos e acidentes e, com isto, diminuir o abandono de animais;

* Reduz as chances de ter tumor de mama (câncer), infecção de útero e gravidez psicológica;

* Deixa o animal mais calmo, pois diminui a ansiedade na procura por um parceiro, as cadelas tendem a ficarem mais dóceis;

* Evita a quantidade de latidos e principalmente uivos, para atrair os cães machos durante o cio;

* Evita que eles contraiam doenças sexualmente transmissíveis, como o Tumor Venéreo Transmissível (TVT);

*Diminui a marcação de território (xixi fora do lugar);

Calendário

Maio e Junho
Bairro: São Luis/Morada São Luiz
Julho
Bairro: Amaral Ribeiro
Agosto
Bairro: Vila São Paulo
Setembro
Bairro: São Jacó
Outubro
Bairro: Oeste
Novembro
Bairro: Vila Irma
Dezembro
Bairro: Sete de Setembro

Fonte: Prefeitura de Sapiranga