Nova Hartz – Um projeto para regularizar as distorções idade/série nas escolas, desenvolvido e apresentado, há cerca de dois anos pela equipe da EMEF Maria Almerinda Paz de Oliveira, de Nova Hartz, à Secretaria Estadual de Educação vem colhendo bons frutos no município. O objetivo geral do projeto é recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem, através da criação de classes que desenvolvam uma proposta de aceleração de aprendizagem, possibilitando avanços reais e reintegrando esses alunos ao percurso regular normal.
“Nós tínhamos um grupo que nos chamava bastante atenção e esse grupo, infelizmente, vinha aumentando. Eram alunos com algumas necessidades que a turma regular não estava dando conta”, contextualiza a diretora da escola, Diaquira Reichert. Após o período de análise do projeto, a escola foi então chamada, neste ano, pela Secretaria de Educação. “Foi nos dado a oportunidade de ser a escola piloto no município, abraçar esta proposta. Então a gente está iniciando com uma turma nível 1, média de 20 alunos, de 6º e 7º ano e que tem defasagem de dois anos idade/série. Por não estarem mais acompanhando o ensino regular, foram incluídos alí”, explica Diaquira. Outras escolas do município também foram contatadas mas não houve interesse. O objetivo, segundo a diretora, é corrigir a defasagem e garantir a aprendizagem mínima, de conteúdos básicos, possibilitando uma aprendizagem de qualidade.
Diretora avalia implementação e aceitação do projeto na escola
“Sou suspeita em falar, porque a ideia surgiu de nós. Estamos maravilhados com o que a professora traz e com que os pais estão dando como retorno também. Os próprios alunos em si. A gente acredita muito no sucesso dos nossos alunos. O que a gente puder fazer para melhorar e fazer que eles atinjam isso, é o nosso trabalho”, declarou, entusiasmada, a diretora.
Mudança de comportamento
Texto: Sabrina Strack
Fotos: EMEF Maria Almerinda