Projeto inovador quer recuperar alunos em situação de defasagem em Nova Hartz

Nova Hartz – Um projeto para regularizar as distorções idade/série nas escolas, desenvolvido e apresentado, há cerca de dois anos pela equipe da EMEF Maria Almerinda Paz de Oliveira, de Nova Hartz, à Secretaria Estadual de Educação vem colhendo bons frutos no município. O objetivo geral do projeto é recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem, através da criação de classes que desenvolvam uma proposta de aceleração de aprendizagem, possibilitando avanços reais e reintegrando esses alunos ao percurso regular normal.

“Nós tínhamos um grupo que nos chamava bastante atenção e esse grupo, infelizmente, vinha aumentando. Eram alunos com algumas necessidades que a turma regular não estava dando conta”, contextualiza a diretora da escola, Diaquira Reichert. Após o período de análise do projeto, a escola foi então chamada, neste ano, pela Secretaria de Educação. “Foi nos dado a oportunidade de ser a escola piloto no município, abraçar esta proposta. Então a gente está iniciando com uma turma nível 1, média de 20 alunos, de 6º e 7º ano e que tem defasagem de dois anos idade/série. Por não estarem mais acompanhando o ensino regular, foram incluídos alí”, explica Diaquira. Outras escolas do município também foram contatadas mas não houve interesse. O objetivo, segundo a diretora, é corrigir a defasagem e garantir a aprendizagem mínima, de conteúdos básicos, possibilitando uma aprendizagem de qualidade.

Diretora avalia implementação e aceitação do projeto na escola

“Sou suspeita em falar, porque a ideia surgiu de nós. Estamos maravilhados com o que a professora traz e com que os pais estão dando como retorno também. Os próprios alunos em si. A gente acredita muito no sucesso dos nossos alunos. O que a gente puder fazer para melhorar e fazer que eles atinjam isso, é o nosso trabalho”, declarou, entusiasmada, a diretora.

Mudança de comportamento

A professora que trabalha com estes alunos atua para que o conteúdo base seja compreendido, para então avançar ao conteúdo regular. “A professora Carla está num constante vai e volta. É um pouco mais vagaroso, mas estamos na expectativa que dará certo”, salienta Diaquira, que também fala da importância do papel e perfil do professor. “Professora tem que ter o perfil para essa turma. Ela é muito carinhosa. A turma precisa acreditar que eles são capazes de aprender. E a profe criou um vínculo muito bom. Os pais nos trazem coisas que não vinham antes destes alunos. Como “Professora, meu filho está estudando em casa, está gostando de vir pra aula”, conta a diretora.

Texto: Sabrina Strack

Fotos: EMEF Maria Almerinda