Projeto Fogo na Escola, e agora? conta com apoio dos Bombeiros no CME Érico Veríssimo

Sapiranga – A professora Tatiane de Quadros, leciona para o 2º ano do Centro Municipal de Educação Érico Veríssimo, no bairro Oeste, em Sapiranga. A partir de questionamentos dos próprios alunos, a professora desenvolveu o projeto Fogo na Escola, e agora? “Depois do que aconteceu lá no Flamengo, eles quiseram saber e surgiu deles querer saber se aqui pegasse fogo, o que eles teriam que fazer”, conta a professora.

A partir disso ocorreram entrevistas dentro da escola, quando se percebeu que nem mesmo os professores e funcionários saberiam agir em um caso extremo de incêndio. “Falamos que vamos salvar os alunos (no caso de fogo), mas ninguém sabe como! A partir disso, a gente foi na Corporação e conseguimos que viessem aqui nos mostrar”, destacou Tatiane. Tenente Humberto e Soldado Cabrera falaram com os alunos sobre evacuação segura. “Importante é ter muita calma. Sempre caminhando e prestar atenção na orientação das professoras. Sair um de cada vez pela porta. Nas escadas, procurar sempre descer segurando o corrimão, para não cair”, salientou o soldado Cabrera.

Agora, a intenção é desenvolver um plano de emergência para a escola, explicando o que realmente precisa ser feito em caso de fogo. “Primeiro vamos fazer com os pequenos, depois ampliar para os grandes e fazer esse plano de emergência”, pontua Tatiane.

Texto: Sabrina Strack