Projeto de restauro da Igreja do Padre Eterno finalizado

Fases | Captação de recursos iniciará após ok do Estado

Nova Hartz – O restauro da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) Redentor, na comunidade de Padre Eterno, em Morro Canudos, está mais próximo de acontecer. O projeto de captação de recursos foi elaborado pela Um Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), e foi inscrito na Secretaria de Cultura do Estado do RS, em outubro de 2015. A primeira etapa de avaliação, que consiste na análise dos aspectos técnicos do projeto, já está concluída e o projeto foi habilitado pelo Setor de Análise Técnica Pró-cultura RS LIC, em 16 de dezembro de 2015. Ainda no mês de dezembro, seguiu para a segunda etapa de análise, já no Conselho Estadual de Cultura, e a perspectiva é de que a aprovação ocorra neste semestre. A Prefeitura já está fazendo contato com empresas para financiar o projeto, porém, só poderão ser captados efetivamente os recursos após a aprovação do Conselho e publicação no Diário Oficial do Estado.

Para Vânia Priamo, diretora do Museu Histórico de Nova Hartz, o restauro da Igreja será importante para o turismo. “A beleza cênica, o valor histórico e cultural, com toda a certeza atrairão turistas e visitantes.”

Valor histórico para a comunidade do município de Nova Hartz

“Quando pensamos na Igreja do Padre Eterno, não pensamos somente no prédio que é histórico, tem um imensurável histórico, cultural e espiritual, que conta sobre como a comunidade se organizava em termos de religião e de grupo, como se davam as questões econômicas, culturais e sociais locais”, considera Vânia Inês Avila Priamo, diretora do Museu Histórico de Nova Hartz.

Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Nova Hartz