Dia a dia Posts em destaque

Projeto de fotos “Adote um Canino” impulsiona adoções no CCZ de Sapiranga


  •   
  •  

Sapiranga – No Brasil, atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde, existem mais de 20 milhões de cães abandonados no país. Por isso, Camila Ferreira graduada do curso superior Tecnologia em Fotografia na Universidade Feevale, fez em 2018 seu projeto universitário “Adote um Amigo Canino”. A intenção é incentivar a adoção de vários cães que estão no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sapiranga.

O projeto de conclusão de seu curso era sobre fotografia autoral. Camila então pensou em algo que gostasse e contribuísse para seu trabalho: a fotografias de cães. Moradora de Sapiranga, conseguiu uma parceria com o CCZ, que possui diversos animais abandonados da cidade e região.



Mesmo após formada, ela continua com o seu trabalho de maneira voluntária, faz diversas fotos de cães que estão na rua e também no Cento de Controle Zoonoses, para assim enviar para a veterinária Simone Pillatti e serem colocadas na página do facebook do CCZ.

Camila Ferreira conta como foi a escolha do tema para ela e o que levou em consideração. “No começo foi bem difícil me ver como fotógrafa autoral. Me desvinculei da minha fotografia comercial e tentei ver quem era eu como pessoa e artista. E como sempre fui muito ligada aos animais e sempre senti a necessidade de ajudar, principalmente os carentes de lares, uni o útil ao agradável”, conta a fotografa.

Para realizar o projeto no CCZ, funcionários do local ajudam Camila em algumas tarefas

Camila é a única fotógrafa do projeto, mas Simone Pillatti e Carla Sella, que trabalham no CCZ, a auxiliam com os animais que lá estão, para assim suas fotos saírem de melhor forma possível.

Número de adotantes aumenta

Com a contribuição das fotos, o número de pessoas que busca adotar um cão, aumentou no CCZ. Um dos casos recentes que ocorreu no Centro de Controle de Zoonoses, foi o de uma cadela Boxer, que tem paralisia em suas patas e utiliza cadeiras de rodas. Os donos a encontraram no CCZ após três anos desaparecida.


A veterinária do CCZ, Simone Pillatti, contribuiu no projeto de Camila. Ela fala da importância desses trabalhos para os cães encontrarem novos lares. “Acho de extrema importância a divulgação dos animais do CCZ por meio do projeto fotográfico da Camila. A ideia do projeto é muito boa, pois é uma oportunidade desses animais serem vistos pela comunidade, de despertarem interesse pela adoção e quem sabe serem reconhecidos por donos que os procuram. Muitos não conhecem o CCZ, ou não conseguem ir até lá e esse projeto vai ajudar a divulgar ainda mais os animais para adoção”, destaca.

As fotos do projeto de Camila também estão expostas na biblioteca da Universidade Feevale. E para quem tiver interesse em seus trabalhos, pode entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Texto: Diego Moraes

Fotos: Camila Ferreira

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 205
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse