Projeto de Faisal Karam propõe sistema híbrido para educação no Estado

Por Camila Martins

Foi protocolado pelo deputado estadual Faisal Karam (PSDB) na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que autoriza no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, o ensino híbrido, online e presencial, de forma permanente nos sistemas de ensino, instituições e redes escolares públicas, privadas, comunitárias e confessionais.

 

Conforme a proposta, no modelo de ensino híbrido, a parte de aplicação de conteúdo ocorrerá em sala de aula e a outra parcela se dará de forma online, utilizando meios digitais tradicionais e alternativos.

 

Na justificativa do projeto, Faisal lembra que é preciso oportunizar à comunidade escolar, novas ferramentas de aprendizado. “Este sistema híbrido vem para suprir lacunas, desde cargas horárias, novas tecnologias, novas formações, mas principalmente, um novo aluno frente às exigências do mercado de trabalho e de suas relações”, destaca o parlamentar.

 

O deputado ressalta também que o projeto se preocupa em atender e complementar ações dentro e fora das salas de aula. “A pandemia nos mostrou que é preciso investir, qualificar, desafiar, romper medos e inseguranças, e aceitar que a educação a partir deste momento será hibrida no Rio Grande Do Sul”, disse.

 

O parlamentar reitera ainda que o projeto busca garantir o direito da educação plena e que o professor continuará a ser o principal agente do conhecimento e das relações sociais com os alunos.