Projeto de escola de Sapiranga resulta em 15 aprovações em escolas técnicas da região

Realização de simulado durante o projeto

Sapiranga – Um projeto inovador ministrado por dois professores da Escola Anita Lydia Wingert, do bairro São Luiz, tem se mostrado um verdadeiro sucesso, e conseguido abrir portas para alunos de 9º ano em escolas técnicas da região, como Liberato, Cimol e IFSul.

O projeto gratuito é realizado uma tarde por semana, e consiste em aulas no contraturno escolar das disciplinas português e matemática, com foco na preparação para aprovação nos vestibulares das instituições.

O professor de matemática e idealizador do projeto, Alexandro Machado, destacou o diferencial com o ensino técnico. “São alunos que sairão do ensino médio mais preparados para ingressar no mercado de trabalho e na vida acadêmica, e isso não tem preço”, disse.

Já o professor de português, Luis Felipe Loro, descreveu que o projeto visa incentivar os alunos e mostrar que são capazes. “Nosso trabalho é 50% motivacional, de mostrar que eles têm condições de conseguir, e no final fica comprovado, pois conseguem”, conta alegre.

O projeto, que se encaminha para o quarto ano, tem dado resultados. Neste ano, um recorde foi batido: foram 15 aprovações, com alunos sendo aprovados nas três instituições técnicas da região.

Incentivo

William Veron, 14, foi um dos alunos que conseguiu passar nas três escolas técnicas. Questionado se achava que passaria, afirma convicto.“Sim, pois os professores sempre falaram que se estudássemos muito, passaríamos”, disse William. Ele completa. “No projeto, os professores nos orientam no que estudar, sem a orientação penso eu, que ficaríamos perdidos”, conta o jovem, que optou pelo curso de eletrotécnica do Cimol, e que pretende cursar Engenharia Elétrica ou Civil.

Confira a lista de alunos aprovados de 2016 a 2018

Lista de aprovados em 2018

Aprovados Liberato:
Amanda Dickel Mendes;
Iânis Camila de Miranda Pavão;
Kauã Cassiano de Paula;
William Verón;

Aprovados Cimol:
Júlia Karine de Oliveira;
Kauã Cassiano de Paula;
William Verón;

Aprovados IFSUL:
Amanda Dickel Mendes;
Julia Karine de Oliveira;
Kauã Casiano de Paula;
Lucas Pedroso de Jesus;
Tiago Gabriel do Amaral;
William Verón;
Iânis Camila de Miranda Pavão;
Vitor Leandro Fernandes;

Números de anos anteriores:

2016:
9 aprovações

2017:
11 aprovações

Confira algumas fotos do projeto

Texto: Taylor Abreu

Fotos: Arquivo Pessoal