Projeto APADARIA envolve voluntariado e faz sucesso com venda de pães e bolos

Sapiranga – A Apada (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos) de Sapiranga vem fazendo sucesso na cidade com o projeto Apadaria, que consiste na produção de pães e bolos todas as quartas-feiras, a partir das 13h, para a venda logo depois, a partir das 16h, na Feira de Pães e Bolos, que acontece no pátio da Escola São Mateus e é aberta para toda a comunidade. O grupo de voluntárias é composto por mães de alunos da Apada, do São Mateus e da comunidade externa. Uma vez por mês a ação conta com a participação dos alunos da Apada nas atividades.

O projeto busca assegurar a inserção social e a participação das famílias dos alunos da Apada como protagonistas de suas vidas, contribuindo com a inclusão social, o fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária dos participantes. A intenção do projeto é também capacitar novos profissionais para o setor de produção de pães, massas, bolos e bolachas.

Dentre os objetivos da Apadaria está a oportunização de meios de sustentabilidade econômica e social à própria entidade e seus alunos, assim como capacitar os participantes para a gestão empreendedora de negócios de caráter associativo.

Participação é aberta

Voluntárias destacam alegria em participar do grupo

A participação no grupo é aberta para toda a comunidade. Quem se interessar pode ligar para a Apada (3559-5544) e conversar com a coordenadora do projeto, Verani Kopzynski. Duas das voluntárias deixaram seus depoimentos, de como é participar da Apadaria. “Participar do projeto Apadaria é muito gratificante. É muito mais que aprender uma nova receita, é dedicar o seu tempo para, simplesmente, ajudar e isso traz um bem-estar e felicidade enorme! O grupo é muito unido e comprometido, fazendo toda a diferença! Sou grata em ter a oportunidade de participar do projeto”, declarou Cristina Fülber Seewald. “É um projeto muito bacana, estou nele há 4 anos, iniciei sem saber fazer pão ou rosca. E através da Apadaria fui aprendendo e ajudando. É muito bacana porque é uma troca, quem trabalha ganha experiência, e ao mesmo tempo está doando este serviço. Hoje, eu já sei fazer, me sinto segura em fazer muita coisa. Gratidão por aprender e poder ajudar”, disse Jossana Bernardes.

Coordenadora valoriza envolvimento da comunidade

A coordenadora do projeto, Verani Maria Sperb Kopzynski, falou sobre o trabalho.

Verani Maria Sperb Kopzynski

“O projeto Apadaria é de grande importância, pois envolve pais, alunos e comunidade. Funciona todas as quartas-feiras a tarde onde aprendemos e ensinamos receitas diferentes, tais como: pães, bolos, roscas, pizzas, bolachas. O Projeto não visa lucro, porém tudo que é produzido durante a tarde é comercializado no final do dia, na própria escola. É muito prazeroso coordenar e participar deste grupo. Convidamos você também para fazer parte desta equipe”.

 

 

 

 

 

Texto: Sabrina Strack

Fotos: Apada