Proibição de máscaras em manifestações na pauta em Campo Bom

Será votada no próximo encontro dos vereadores, na segunda-feira (2 de junho), a proposta do vereador Marinho de Moura (PPS), que proíbe os moradores de utilizarem máscara ou qualquer meio capaz de ocultar o rosto em manifestações pelas ruas do município. A intenção da proposta é dificultar o anonimato de possíveis vândalos que venham a depredar patrimônio o público.
Nas manifestações de Junho de 2013, em Campo Bom e Sapiranga, a Brigada Militar dos municípios não registrou nenhum quebra-quebra contra repartições públicas. O único episódio de violência contra prédios públicos ocorreu em Sapiranga, no mês de abril, quando uma pedra foi arremessada da Av. João Corrêa, contra o prédio da Prefeitura. Este tipo de situação ocorreu mais de uma vez. Até hoje, ninguém foi identifcado ou punido.
Cidades contam com lei
A lei proposta pelo vereador campo-bonense é idêntica a proposta aprovada recentemente pelos vereadores de Porto Alegre e sancionada pelo prefeito, José Fortunatti (PDT).
Outra cidade que aprovou lei igual a proposta em Campo Bom foi a cidade do Rio de Janeiro. Porém, a medida acabou votada meses após as manifestações de Junho de 2013.
Ele explica a situação
“As pessoas têm o direito de se manifestarem, mas de forma pacífica. A proposta busca inibir aquelas ações de vandalismo mostradas pelos meios de comunicação e que tem como alvo os prédios públicos. Caberá aos órgãos de segurança enrijecer a atuação nas manifestações.”
Marinho de Moura,
presidente da Câmara de Campo Bom