Progresso e história através do trem, em Campo Bom

Campo Bom – Inaugurada em 1903, a primeira estação de trem de Campo Bom em nada se parecia com o prédio imponente, existente até hoje na rua dos Andradas. Inicialmente, servindo para a venda de bilhetes, pouco oferecia de conforto aos viajantes, além de não oferecer espaço apropriado para armazenamento das mercadorias.

Com a necessidade de um novo prédio, em 1934, Emílio Vetter, da Vetter Indústria de Calçados, doou um terreno e tijolos para que fosse possível a construção. A nova estação seguiu o padrão arquitetônico inglês adotado pela Viação Férrea Rio Grandense, responsável pelo ferrovia. Desde a sua inauguração, o local tornou-se referência em todo o município.

O trem foi essencial para o desenvolvimento da economia campo-bonense. Desde a construção da ferrovia, com os trabalhadores consumindo os produtos e serviços da cidade, pelo envio dos produtos das olarias, que foram distribuídos por todo o estado, até os calçados que tornaram a região uma grande potência, sendo Campo Bom a primeira cidade a exportar sapatos.

Apesar da importância econômica, a estação foi desativada em 1963, quando o advento das rodovias, carros e caminhões, transpôs as ferrovias e locomotivas.

Pela relevância que o prédio passou a ter, em 1965, a Prefeitura comprou a antiga estação e passou a ocupar o lugar. Desde então, o prédio já abrigou a Câmara de Vereadores e a Biblioteca Municipal. Em 1998, a Administração campo-bonense tombou o prédio em âmbito municipal, tornando-o de utilidade pública. A partir de 2009, o espaço passou a ser ocupado pela Fundação Dr Liberato. Em 2016, o prédio foi reformado e atualmente abriga o Memorial do Trem (acervo permanente),Telecentro Comunitário (computadores, impressões, cursos, currículos, acesso a internet), Galeria Municipal de Arte (exposições rotativas), Espaço do Leitor, Fundação Cultural Dr Liberato e Conselho Municipal de Educação.