48ª Ciranda Estadual de Prendas segue até amanhã, 19, em Campo Bom

Campo Bom – A 48ª Ciranda Estadual de Prendas do Rio Grande do Sul iniciou nesta quinta-feira, 17, em Campo Bom. A programação segue nesta sexta-feira, 18 e termina amanhã, sábado, 19, com o Fandango dos Resultados, a partir das 22h30 no ginásio do Complexo Cultural do CEI. O evento é inédito na região, sendo esta a primeira vez que a 30ª região sedia o evento.

A sexta-feira, 18, iniciou com as provas escritas e durante a tarde, até às 19h, acontece a Mostra Folclórica, em que as prendas de todas as 30 regiões tradicionalistas do Estado apresentam suas pesquisas sobre a evolução da vestimenta em diferentes momentos da história (categoria juvenil e adulta) e dobraduras (categoria mirim). Às 20h30 ocorrerá a sessão solene de instalação da 48ª Ciranda Cultural de Prendas.

No sábado, 19, acontecem, a partir das 8h30, no teatro do CEI, na sala de cinema e na biblioteca, aberto ao público, as provas orais e artísticas das três categorias (adulta, juvenil e mirim). As provas são transmitidas, ao vivo, pela TV do Gaúcho. O dia termina com o Fandango dos Resultados, a partir das 22h30, sendo que a divulgação da nova primeira prenda do Estado deve ocorrer apenas após às 2h da madrugada.

Renata da Silva, atual primeira prenda do Rio Grande do Sul, representante de Campo Bom (CTG M’Bororé) conversou com o Repercussão e salientou que o ano em que representou o Estado foi intenso. “Passou muito rápido, desde que assumi, no ano passado, parei em casa apenas dois finais de semana. Mas a gente gosta, é por amor que fazemos todo o trabalho. A família sempre ajuda. Eu optei por sair do meu emprego para me dedicar, e contei com a ajuda do meu pai”, revela Renata.

O Fandango dos Resultados, cujo traje exigido é a pilcha completa, deve reunir, conforme o coordenador do 30º RT, Carlos Moser, mais de mil pessoas no ginásio do CEI. “Nós temos 750 pessoas em alojamento, temos os hotéis lotados em virtude disso, é muito grande a população que vem, do Estado inteiro. Amanhã isso aqui vai estar cheio. Com certeza chega a três mil pessoas”, destaca Moser.

Os ingressos custam R$35,00 e serão disponibilizados para a comunidade externa a partir do meio-dia de amanhã. O evento é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Campo Bom, organizado pela Fundação Cultural Gaúcha e realizado pela 30ª Região e MTG.

Programação

Sexta-feira (18)
Complexo Cultural CEI
8h30: Prova escrita
9h12: Montagem da Mostra Folclórica
13h30: Avaliação Mostra Folclórica
20h30: Sessão solene de instalação da 48ª Ciranda Cultural de Prendas

Sábado (19)
Complexo Cultural CEI
8h30: Avaliação prova oral e artística
22h30: Fandango de resultado da 48ª Ciranda Cultural de Prendas