Programa de viagens demora para decolar

Sapiranga – A falta de divulgação e esclarecimentos são um dos principais fatores para que as operadoras e agências de viagens da região não participem, efetivamente, do Programa do Governo Federal “Viaja Mais Melhor Idade”, do Ministério do Turismo (MTur).
A proposta do programa é oferecer aos idosos, aposentados e pensionistas a possibilidade de viagens com descontos, facilidades no pagamento, entre outros benefícios. Porém, as empresas reclamam a falta de esclarecimentos sobre o funcionamento do programa, além de não haver uma posição sobre as vantagens para que comercializem pacotes do Viaja Mais Melhor Idade.
Uma empresa do setor de Novo Hamburgo fez o cadastro para participar da ação, entretanto, a   baixa procura e a insatisfação dos clientes fizeram com que a operadora cancelasse o seu cadastro junto a Cadastur.
Conforme o MTur, para participar do Viaja Mais Melhor Idade, basta a empresa se cadastrar  ao órgão, e oferecer um pacote com benefícios compatíveis com a ideia do programa.
A Mtur informa que o programa estimula o mercado interno de viagens e movimenta o setor em períodos de baixa estação, além de manter empregos no setor, gera novos postos de trabalho e movimenta as economias locais.
Os pacotes de viagens lançados pelas operadoras e agências devem ser previamente aprovados pelo Ministério do Turismo para serem comercializados.
Os destinos são escolhidos pelas operadoras e agências. Portanto, o interessado deve procurar por um pacote já existente. A região não oferece muitos destinos em virtude da baixa adesão das operadoras e agências no estado.
O desconto é determinado pelo ofertante (atualmente operadora ou agência de viagem). O desconto deve ser a partir de 20%.  Outra opção é oferecer uma vantagem, como a hospedagem em um quarto de categoria superior, um passeio/city-tour gratuito ou um pacote grátis a cada quatro passageiros.