Programa Cidade Empreendedora será lançado em Campo Bom nesta quinta em evento on-line

Campo Bom – O Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/RS, será promovido agora em Campo Bom. O evento de lançamento será nesta quinta-feira (25), às 19h, no formato on-line devido à pandemia pelo novo coronavírus. A transmissão ao vivo será pelo Facebook da Prefeitura. Para o prefeito Luciano Orsi, o programa vai complementar as ações de desenvolvimento já promovidas na cidade. “Campo Bom é uma cidade conhecida por seu povo trabalhador e protagonista de pioneirismo em várias áreas. O programa é muito importante e só vem somar de forma estratégica para o desenvolvimento do município. Em tempos de pandemia pelo coronavírus em que precisamos tanto nos reinventar, o comércio será a principal fonte de recuperação para o Município. Essa será uma ótima oportunidade de integrarmos gestão pública e pequenos negócios pelo progresso da cidade”, afirma.
O Cidade Empreendedora tem como objetivo promover o desenvolvimento das cidades e o aperfeiçoamento da gestão pública, de forma a criar um ambiente propício para estimular a economia local e o progresso da cidade. “Aderimos ao programa pela qualificação da gestão municipal, que envolve vários setores da Administração. Além disso, pelo foco na capacitação dos professores da rede municipal e na formação de lideranças e de novos gestores. Também valorizamos o Espaço do Empreendedor, uma prestação de serviço que tenta agilizar todos os processos burocráticos para empreendedores que já estão consolidados no município e para os novos que vêm chegando”, relata o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Airton Schäfer.
Contrato até 2021
Campo Bom entrou no programa em janeiro deste ano e o contrato é vigente até dezembro de 2021. A analista de articulação territorial do Sebrae Regional Sinos, Caí e Paranhana, Paula Nicolini, explica que a entidade costumava trabalhar em produtos isolados dentro da Prefeitura, mas que agora existe um cronograma de atividades montado junto à Administração Municipal. “As atividades vão ao acordo de quatro eixos de ações estratégicas do Sebrae para o desenvolvimento do município, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora”, explica. Mesmo com algumas ações adiadas devido às medidas de isolamento social, Paula afirma que, de todas as cidades que aderiram ao Cidade Empreendedora, Campo Bom é a que está mais avançada em relação à execução das atividades.
Espaço do Empreendedor
Uma das ações implantadas na prefeitura de Campo Bom compõe o eixo Desburocratização do Sebrae/RS. Trata-se do Espaço do Empreendedor, localizado no térreo do Centro Administrativo. Recentemente, o local recebeu projeto de ambientação, com a criação de uma nova identidade visual, e já está em funcionamento. O espaço tem a finalidade de desburocratizar as atividades dos empreendedores locais que lá podem obter todas as informações necessárias sobre o registro de novos negócios além de prestar apoio a empresas já consolidadas na comunidade com suas demandas junto ao Município.
Cronograma de atividades
Em março de 2020, antes de Campo Bom ter casos confirmados de coronavírus, professores da rede municipal passaram por duas capacitações pelo eixo Educação Empreendedora. As atividades qualificam os professores para que eles possam aplicar metodologias ativas sobre empreendedorismo nas aulas. “O professor vai aplicar isso na sala de aula de maneira mais vivencial, para que os alunos concluam seu ensino e tenham uma perspectiva empreendedora, sabendo que podem ser empreendedores de suas próprias vidas”, explica a analista de articulação territorial.
Paula adianta que, nos dias 15 e 16 de julho, o Programa Cidade Empreendedora vai aplicar um curso de atendimento ao cliente destinado a servidores públicos. Outras atividades previstas são cursos de formação e atualização para agentes de desenvolvimento, workshop de posicionamento estratégico em redes sociais, oficinas de desenvolvimento de competências socioemocionais, consultoria para adequação dos processos licitatórios, entre outros.
Fonte: PMCB