Profissionais da saúde também são vítimas da doença nos hospitais de Sapiranga e Campo Bom

Foto: Adriana Severo

Região – A pandemia de Covid-19 toma proporções cada vez maiores, e na linha de frente do combate ao novo vírus estão as equipes de saúde que já tem o enfrentamento da doença como parte do seu dia a dia. Porém, isso não os faz imune ao novo coronavírus. Conforme levantamento do Conselho Federal de Enfermagem, o Rio Grande do Sul é o 5º estado com maior número de casos da Covid-19 entre os profissionais da enfermagem, tendo, até o dia 9 de julho mais de 1,3 mil casos computados. Ao todo, os profissionais da saúde representam cerca de 4,4 mil casos positivos da doença no estado.

Em nossa região, mesmo tomando todos os cuidados, o Hospital Lauro Reus precisou afastar 24 profissionais que contraíram o vírus, sendo 2 médicos, 4 enfermeiros, 8 técnicos, 4 responsáveis pela higienização, 3 profissionais da área de nutrição, 2 da manutenção e 1 da administração do hospital, além de gestantes, que compõem o grupo de risco. Já o Hospital Sapiranga informa que cerca de 15% dos colaboradores precisaram ser afastados por conta do vírus, percentual que estaria na média dos demais hospitais da região.

Contratações e readequações

Segundo a Prefeitura de Sapiranga, 10 profissionais da rede pública de saúde se contaminaram com o vírus e outros 26 foram afastados por fazerem parte do grupo de risco. Entre os infectados estavam 4 médicos, 1 enfermeiro, 4 técnicos de enfermagem e 1 condutor de ambulância. Já Campo Bom registrou a contaminação de 31 profissionais da área da saúde, também com maior número entre a equipe de enfermagem e técnica.
Para que o afastamento dos profissionais não impactasse o atendimento a população, a Prefeitura de Sapiranga aumentou o quadro de colaboradores, além de remanejar funcionários de recepção e serviços gerais de outras secretarias, como a da Educação. Campo Bom tomou a mesma medida, e assim como Sapiranga, fechou algumas unidades para a realização de sanitização dos ambientes, afim de preservar a saúde da população e dos colaboradores.

Infectados com EPIs

A lista de EPIs é grande: Gorro, máscara N95, protetor facial, luvas, avental impermeável, propés, mas mesmo assim a contaminação ocorre
Sapiranga – Rede Pública
10 profissionais contaminados
Campo Bom – Rede Pública
31 profissionais contaminados
Hospital Sapiranga
15% dos colaboradores
Hospital Lauro Reus
24 profissionais contaminados

EPIs transformam os profissionais, mas são essenciais contra o vírus
Foto: Adriana Severo