Professores voluntários participam de projeto para alunos que farão o Enem

Sapiranga – Professores do ensino médio do município participam do Projeto Calebe da Igreja Adventista. As aulas são realizadas na EEEF Almeida Junior, de segunda à quinta-feira das 19 horas às 21 horas. Quatro professores participam com aulas de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Redação, Geografia, Física e Matemática, sendo uma disciplina contemplada por noite.

Atualmente, são 22 estudantes frequentando as aulas de forma gratuita, desde o dia 23 de setembro e se encerram em 31 de outubro.

De acordo com a professora voluntária de Língua Portuguesa e Redação, Sarah Almeida de Oliveira, é a primeira edição das aulas de reforço para o Enem. Todos os professores são integrantes do projeto com foco em voluntariado. “Nem todos têm condições de pagar por um cursinho, o intuito é ajudar as pessoas que precisam de um reforço”, afirma Oliveira. Segundo a professora Sarah, alguns alunos ainda estão estudando, outros alunos já pararam de estudar faz tempo.

Esses alunos do projeto são estudantes de diversas escolas do município de Sapiranga, ou que apenas precisam de um reforço. O Projeto Calebe está com inscrições abertas, pois ainda existem vagas disponíveis. Se você vai prestar o Enem, pode ligar e se inscrever pelo telefone: (51) 99247-6987.

Fique por dentro do que é o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. A partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior e, em 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.

Ao longo de sua criação, o Enem acabou substituindo o tradicional vestibular realizado por faculdades e universidades nacionais, tornando-se hoje ferramenta para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares, através do Programa Universidade Para Todos (Prouni). O Enem é também o método utilizado para que estudantes obtenham os financiamentos disponibilizados pelo governo federal: Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O exame contempla ainda estudantes de cursos técnicos por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Todos os anos milhares de estudantes realizam a avaliação, neste ano cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos no Enem 2019. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

As provas são aplicadas em dois domingos consecutivos no mês de novembro

Atualmente, as provas do Enem são realizadas em dois domingos consecutivos. No primeiro, os estudantes têm de responder questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, e fazer a Redação, totalizando 5 horas e 30 minutos. Já no segundo domingo, é a vez dos candidatos testarem seus conhecimentos em conteúdos ligados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias, nessa etapa, o tempo é de 5 horas.

Reportagem: Jonas Soares
Fotografia: Projeto Calebe/Divulgação