Professores de escolas municipais valorizam uso do Jornal Repercussão em sala de aula

Sapiranga – Desde a sua fundação, o Jornal Repercussão desenvolve uma saudável parceria com as escolas, servindo de instrumento ao professor no processo de aprendizagem. São frequentes os relatos de turmas que utilizam a edição impressa para diversas formas de trabalho.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Carlos Jaeger, os alunos da turma 621, orientados pela professora Heloísa Helena Garcia, desenvolveram, recentemente um trabalho sobre o gênero textual notícia. Os alunos trabalharam os elementos constituintes do texto notícia, como manchete, título auxiliar, lide e o corpo da notícia. “Eles fizeram uma leitura coletiva destacando as manchetes da capa do jornal. Após, passaram ao levantamento dos assuntos de cada manchete. Por fim, leram uma notícia em seu corpo e destacaram as informações sobre o fato principal. Respondendo por escrito, às seguintes questões: o que aconteceu?, com quem aconteceu?, quando aconteceu?, como aconteceu?, por que aconteceu?”, explicou a professora. Para finalizar, organizaram um mural com os destaques da notícia.

Contato semanal na EMEF Maria Emília

Na EMEF Maria Emília de Paula, os alunos do 6º ano também utilizam o jornal, semanalmente, orientados pela professora de língua portuguesa, Letícia de Aguiar. “Durante um período eles realizam a leitura, detabem e falam sobre o que chamou a atenção”, explica Letícia, que salienta a importância dos alunos terem contato com o que está acontecendo próximo a eles.

Uso do jornal proporciona aproximação aos fatos

“Trabalhar com o gênero notícia contribui para a aprendizagem do aluno, pois proporciona uma maior aproximação de fatos relacionados à realidade que o circunda. Além disso, esse gênero, por apresentar textos informativos sobre um tema atual e real, prepara o aluno para a educação cidadã. O uso do jornal Repercussão tornou-se imprescindível em vários aspectos: a qualidade do texto e das imagens, as notícias atualizadas e a possibilidade de identificar os elementos estruturais do texto estudado”, destacou a professora da turma 621 da escola Waldemar. “Importante que eles tenham o contato com o concreto, não ler só o título, mas todo o complemento da matéria. Além de terem outras fontes de pesquisa, não apenas a internet”, salientou Letícia.

Texto: Sabrina Strack

Foto: EMEF Waldemar